Publicada em 06/06/2022 às 08h30
Porto Velho, RO – No decorrer da última semana o Rondônia Dinâmica veiculou tanto matéria quanto editorial abordando questão relacionada à Câmara Municipal de Ji-Paraná.
Em suma, o Mesa-Diretora do Poder-mirim da Região Central, encabeçada pelo presidente da Casa de Leis municipal, Welinton Fonseca, Negão (MDB), filho do prefeito de Ji-Paraná, visa cassar o mandato de um vereador.
O vereador, no caso, é Brunno Carvalho, do Solidariedade, que decidiu pedir informações específicas ao Executivo sobre eventuais beneficiados por um Projeto de Lei relacionado à renegociação de dívidas junto ao Município.
Com a iniciativa negada, buscou o Ministério Público (MP/RO) a fim de fazer valer sua posição fiscalizatória. Desde então tornou-se “alvo” de seus pares no Poder sob a justificativa de ter atentado contra a “dignidade” da Câmara de Vereadores.
O relatório final do Processo Disciplinar deflagrado para investigar sua conduta sugere sanção branda, como admoestação; ou, no panorama mais drástico, a formação de Comissão Processante a fim de que seu madnato seja cassado.
Na sessão de leitura do desfecho um jornalista que cobria a pauta chegou a ser expulso por seguranças a mando do presidente.
Daniel Pereira, ex-governador de Rondônia e atual mandatário estadual da legenda à qual Brunno Carvalho faz parte optou por expedir nota oficial a respeito do tema [confira a íntegra ao fim da matéria].
Nas passagens mais signiciativas do pronunciamento, Pereira pontuou:
“Estranhamos a iniciativa da Mesa Diretora da Câmara Municipal em restringir o mandato do Vereador Brunno Carvalho, pois a garantia de processos administrativos fundados na transparência é um princípio constitucional, a todos garantidos, sendo obrigação dos legisladores municipais, estaduais e federais defendê-los, jamais de inibir quem busca colocá-lo em prática”.
E prosseguiu:
“Diante aos fatos, o Partido Solidariedade se manifesta no sentido de buscar a harmonia entre os legisladores municipais do próspero município de Ji-Paraná, mas deixando bem claro que não aceitará nenhum tipo de conduta que vise reduzir as prerrogativas de seu filiado e Vereador Brunno, que além do apoio popular que o elegeu, tem o apoio amplo e irrestrito direção estadual do partido ao qual é filiado, seja no campo político, seja no campo jurídico”, anotou em nome da sigla.
CONFIRA A ÍNTEGRA:
Nota é assinada pelo ex-governador Daniel Pereira / Divulgação