Publicada em 28/06/2022 às 16h02
A Turquia concordou em apoiar as candidaturas da Finlândia e da Suécia à adesão à Otan, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, nesta terça-feira.
"Tenho o prazer de anunciar que agora temos um acordo que abre caminho para a Finlândia e a Suécia se juntarem à Otan", disse ele a repórteres durante uma cúpula da Otan em Madri.
"Turquia, Finlândia e Suécia assinaram um memorando que aborda as preocupações da Turquia, inclusive em torno das exportações de armas e da luta contra o terrorismo", acrescentou.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, exibe pedidos de adesão à aliança de Suécia e Finlândia em Bruxelas, na sede do organismo — Foto: JOHANNA GERON / Pool / AFP Photo
Esses dois países próximos à Rússia solicitaram sua adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) poucas semanas depois da invasão russa da Ucrânia, mas a Turquia, membro da Aliança, se apunha porque eles dão abrigo a separatistas curdos.
Espera-se que Erdogan e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também conversem na quarta-feira sobre este assunto, aproveitando a cúpula da Otan em Madri, que se prolongará até quinta-feira e que estará dominada pelo desafio russo da invasão da Ucrânia, lançada em 24 de fevereiro.