Publicada em 14/06/2022 às 14h32
Candeias – Vereadores de Candeias do Jamari “acordaram” e passaram a cobrar com maior veemência ações do prefeito Valteir Queiroz (Patriota). Os vereadores Júnior Silva (PP), Edcarlos dos Santos (Avante), Kátia da Saúde (MDB), Haia Souza (PRB), Jorge Saldanha (Avante), Silas Cordeiro (Patriota), presidente da Câmara Aussemir Almeida (PSB), Zilmar Domingos (DEM), Paulinho Macário (Patriota), Marcos da Hora (Avante) e Jucilene Morais (PRB) encaminharam o Requerimento nº 05/2022 em caráter de urgência e prazo de 15 dias, para que sejam tomadas providências pelo chefe do executivo municipal, sobre o retorno das aulas no Flor do Amazonas, Linha 21, no Distrito de Nova Samuel; reconstrução da ponte sobre o rio Preto, recuperação das estradas vicinais, transporte escolar e aberturas do Unidade Básica de Saúde Santa Isabel e Unidade de Saúde São Pedro.
Deputado – Um dos políticos mais experientes do Estado, prefeito em mais de uma oportunidade em Ouro Preto do Oeste, deputado federal e estadual, chefe da Casa Civil, Carlos Magno, hoje filiado ao Podemos é pré-candidato à Assembleia Legislativa nas eleições de outubro próximo. Carlão tem reduto eleitoral na região polarizada por Ouro Preto, mas sua passagem pelo setor administrativo do ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires também somou pontos junto à população do segundo maior colégio eleitoral de Rondônia, com mais de 88 mil eleitores nas eleições municipais de 2020. Carlão Magno também foi um exemplo na presidência da Associação Rondoniense dos Municípios-Arom. Deu a entidade objetividade, dinamismo, atendimento técnico e administrativo para os 38 pequenos municípios, que perdiam recursos por falta de condições técnicas e profissionais de engenharia devido a carência financeira.
Frente – Pouco se sabe da reunião que a cúpula do PT realizou na segunda-feira (13) em Porto Velho, para definir o futuro do partido nas eleições gerais deste ano. O colega (de jornalismo) Roberto Kuppê, do site “Mais Rondônia”, sempre muito bem informado do que ocorre na política regional, mais quando se trata do PT, postou matéria dizendo que a demora de o PSB em definir a candidatura ao governo atrasa as ações da Frente Democrática, que além de PSB e PT tem o PV, Solidariedade e PCdoB e, dependendo do que for decidido com relação à pré-candidatura ao governo, poderá ter o Psol, que deixou o grupo, porque não concorda com o nome do advogado e professor universitário, Vinícius Miguel, do PSB, a governador.
Frente II – Segundo Kuppê, que é filiado ao PT, e não nega isso, a definição para escolha da chapa de pré-candidatos da Frente deverá ocorrer mais perto das convenções partidárias, que ocorrerão de 20 de julho a 5 de agosto. No acordo inicial a chapa de pré-candidatos seria Vinícius Miguel a governador, Anselmo de Jesus, presidente regional do PT de vice e o ex-governador Daniel Pereira, presidente estadual do Solidariedade, pré-candidato ao Senado. Ocorre que o presidente estadual do PSB, deputado federal Mauro Nazif, que concorreria à reeleição teria mudado de ideia e quer disputar a única das três vagas ao Senado. A iniciativa gerou divergências e o Psol decidiu deixar a Frente provocando a reunião de segunda-feira. As informações são que a decisão da nominata foi protelada e o assunto postergado para o final deste mês.
Despedida – O deputado estadual Anderson Pereira (PRB-PVH) percorreu os vários setores da Assembleia Legislativa (Ale), esta semana, para se despedir do pessoal. Anderson é pré-candidato a deputado federal nas eleições deste ano e durante cerca de seis anos conviveu com servidores efetivos e comissionados da Casa do Povo. O deputado Anderson era suplente e assumiu em janeiro de 2017, em razão da morte da colega Lúcia Tereza, em dezembro de 2016. Anderson se reelegeu em 2018 e é um dos parlamentares mais atuantes do legislativo estadual com uma ampla folha de bons servidores prestados ao Estado e aos municípios.
Respigo
A próxima quinta-feira (16) é feriado nacional, Corpus Christi. O governo federal decretou Ponto Facultativo na sexta-feira (17) +++ O decreto de Ponto Facultativo demonstra coerência, pois um feriado na quinta-feira praticamente “mata” a semana. Certo estava o ex-presidente Fernando Collor de Mello, que durante o seu governo, todos os feriados, menos Natal e Ano Novo, por exemplo, eram transferidos para as segundas-feiras +++ Aos poucos Rondônia vai voltando para a realidade climática. Região quente, com os termômetros sempre em torno de 30 graus, os 18 graus dos últimos dias obrigaram muita gente a retirar os casados dos armários +++ O ex-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Raimundo Nonato, está se preparando para o futuro. Raimundinho da CUT, como é mais conhecido, disse que em 2024 pretende disputar cargo de vereador em Porto Velho +++ E também tem planos para 2025 quando irá concorrer à presidência do Sindicato dos Servidores Municipais de Porto Velho-Sindeprof. Segundo Raimundinho, há 25 anos os diretores são os mesmos.