Publicada em 09/06/2022 às 13h08
A Comissão responsável pelo XX Concurso para Ingresso na Carreira da Magistratura do Tribunal de Justiça de Rondônia deu início à 4ª etapa do certame, que consiste em provas orais dos candidatos, com o sorteio dos assuntos que serão temas de questionamentos. A etapa prevista em edital será entre os dias 10 e 24 de junho, quando cada candidato será arguido. O resultado será divulgado em julho.
O sorteio e as provas são acompanhados pela Comissão do Concurso e pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia. Para as provas que vão acontecer nesta sexta-feira, foram sorteados 12 temas previstos no edital. Cada candidato terá uma hora para discorrer sobre os temas, sendo questionado por pela comissao composta por 4 desembargadores e o membro da OAB. São 120 candidatos selecionados para esta etapa.
O edital do concurso foi lançado em 2019, mas, por conta da pandemia da covid-19, foi temporariamente suspenso. A retomada foi em abril deste ano. Os candidatos já passaram pelas provas escritas, sindicância da vida pregressa e investigação social do candidato, exames de sanidade física e mental e avaliação psicológica. A quinta e última etapa constitui a avaliação de provas e títulos. O certame teve mais de 3.500 inscritos.
O edital prevê o preenchimento de cinco vagas, contudo, por conta da vacância, por aposentadorias e promoções de juízes, esse número pode ser maior, a depender da disponibilidade orçamentária da Administração para 2022, e também para o próximo ano. O concurso terá validade de 2 anos, contados a partir da data da publicação da homologação no Diário da Justiça Eletrônico do resultado final, prorrogável, a critério do Tribunal, uma vez, por igual período.
A comissão é composta pelos desembargadores Hiram Souza Marques, Osny Claro, Álvaro Kalix e Daniel Lagos, tendo a participação também do juiz Cristiano Mazzini, secretário da comissão e o do advogado Diego de Paiva Vasconcelos, representando a OAB
As provas acontecem na Escola da Magistratura de Rondônia - Emeron a partir dessa sexta-feira e tem início às 9h. A sessão é pública.