Publicada em 23/07/2022 às 11h02
Para facilitar o agendamento das doações de sangue e sanar dúvidas mais facilmente, o Hemocentro de Vilhena implantou nesta semana o WhatsApp institucional. O órgão sofre com baixo estoque de todas as tipagens sanguíneas e está recebendo poucas doações neste mês. Através do número 3321-5147 a população pode mandar mensagem.
Com a criação do meio de contato, profissionais do Hemocentro esperam facilitar o atendimento dos interessados em doar, pois em geral, a população tem bastante dúvidas a respeito da doação. Com o aumento de casos de covid e sintomas gripais em geral, houve redução nos números de doadores. O ideal para entidade é receber 350 bolsas de sangue por mês, mas até o momento poucas dezenas foram doadas.
O procedimento para doação é simples, primeiramente é feito um cadastro do doador, após isso, é realizado aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta de sangue e por fim o lanche. Esse procedimento leva em médica 40 minutos. Para doar é preciso ter idade entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 quilos. Mulheres podem doar até três vezes ao ano, com intervalo de três meses entre as doações.
Já os homens podem doar até quatro vezes, com intervalo de dois meses. A doação voluntária e uma bolsa de 450 ml de sangue pode ajudar até quatro pessoas. A unidade funciona na avenida Jô Sato, ao lado do Hospital Regional, e atende segunda e sexta-feira das 7h às 12h, e nas terças, quartas e quintas-feiras vai das 7 às 18h. Os números de contato além do WhatsApp institucional são, 3321-1291 e 99240-6211.