Publicada em 21/07/2022 às 14h21
PTB – Muito aguardada a convenção do PTB, que ocorrerá no próximo sábado (23) em Porto Velho, na câmara de vereadores a partir das 14h. O partido presidido no Estado pelo ex-deputado federal Nilton Capixaba, que não participará das eleições de outubro próximo, porque está inelegível, não tem representantes no parlamento estadual, Câmara Federal e Senado. A meta do PTB para as eleições gerais de outubro próximo é eleger dois deputados estaduais e um federal. Também há possibilidades de uma composição com o União Brasil, presidido em Rondônia pelo governador Marcos Rocha, que é pré-candidato à reeleição. O PTB tem dois nomes de forte representação política em condições de compor como vice de Rocha, o ex-prefeito de Cacoal, Divino Cardoso e o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho.
PTB II – O presidente do diretório municipal de Cacoal, o jornalista, advogado e vereador Paulo Henrique, que vem realizando um bom trabalho no legislativo municipal é um dos nomes do PTB do grupo de pré-candidato a deputado estadual dos petebistas. Jovem e disposto a levar avante sua caminhada na política, o Dr. Paulo Henrique, como é mais conhecido em Cacoal e região, acredita que terá seu nome ratificado na convenção do partido visando as eleições deste ano. “Estamos cientes da responsabilidade de um parlamentar em nível estadual”, diz o vereador, que, apesar de iniciante no campo político-partidária tem muita experiência no segmento, pois sempre acompanhou Capixaba nos seus vários mandatos de deputado federal no comando da área de comunicação do ex-parlamentar.
Vice – Os adversários de maior poderio de votos do governador Marcos Rocha (União Brasil) devem estar vibrando com os crescentes comentários, que o chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, que vem se destacando no importante cargo, estaria “indicando” seu irmão, Sérgio Gonçalves, para compor a chapa de Rocha, que é pré-candidato à reeleição, como vice. É que o cidadão, por mais bem qualificado que seja, não tem o complemento, que Rocha precisa, que é de um vice identificado com o eleitorado do interior. Nos últimos dias mais dois nomes foram apontados como prováveis pré-candidatos de Rocha, o ex-prefeito (três mandatos) de Cacoal, Divino Cardoso e de Maurão de Carvalho, ex-presidente da Ale-RO, ambos do PTB. Ambos são fortes lideranças regionais.
Vice II – Por uma questão de coerência e avaliação do quadro político de momento, antes das convenções, que tiveram início na quarta-feira (20) e serão encerradas no próximo dia 5, era que Rocha, pelo seu trabalho como governador, com projetos ousados e eficientes, como “Tchau Poeira”, “Porteira Adentro”, “Governo na Cidade”, “Prato Fácil”, além de outros; o apoio de inúmeros prefeitos, deputados e lideranças regionais, não teria muitas dificuldades para chegar ao segundo turno das eleições de outubro próximo. Caso Sérgio seja confirmado como pré-candidato a vice, as reais possibilidades de um segundo turno ficam reduzidas, pois o futuro aprendiz de política, não tem nenhum relacionamento com lideranças do interior e somará nada com coisa nenhuma, numa campanha, que promete ser das mais concorridas. Quem viver verá...
Frente – E a Frente Democrática (PT, PSB, PV, Solidariedade, PCdoB, Rede e Psol) não tem mais o advogado Vinícius Miguel (PSB) como pré-candidato a governador. A confirmação das pré-candidaturas de Miguel governador, ex-deputado federal e presidente regional do PT, Anselmo Cordeiro de vice, e do ex-governador Daniel Pereira, do Solidariedade foi adiada em várias oportunidades. Após ser confirmada na última semana, posição que seria consolidada na convenção do próximo dia 31, em Porto Velho, hoje (21) veio a desistência de Vinícius Miguel, que deverá concorrer a deputado federal. Agora é Pereira o nome que a Frente pretende concorrer ao governo. Certamente o presidente municipal do PT de Porto Velho, Ramon Cujuí, que foi candidato a prefeito de Porto Velho em 2020 concorrerá ao Senado. Essa é a posição da Frente Democrática, de momento, mas como já decidiram decidir inúmeras vezes, e não decidiram, a decisão até as convenções poderá ser uma nova decisão...
Respigo
Um pacote de leite com um litro das marcas mais conhecidas está custando nos supermercados de Porto Velho R$ 9,50. Enquanto isso o produtor recebe menos de R$ 2 pelo litro do leite in natura +++ É um verdadeiro assalto ao bolso do cidadão e do produtor. Quem paga a conta e elevada são as duas pontas: consumidor e produtor +++ Uma das maiores exposições-feiras do Norte do País, a Expoari, será aberta no próximo sábado (23). Desde o início da semana não se encontra hotéis, pousadas e estabelecimento do gênero disponíveis para ocupação em Ariquemes +++ Mesmo com os preços extorsivos cobrados dos hóspedes. Chega-se ao absurdo de os mesmos apartamentos ou quartos terem os preços diferenciados a cada dia dependendo do show que será apresentado à noite +++ Termômetros marcando 33 graus de temperatura hoje (21) em Porto Velho e sensação térmica de 36 graus, por volta das 11h. A umidade do ar, sempre elevada na região estava muito baixa, em torno de 38%.