Publicada em 21/07/2022 às 11h41
A Justiça Eleitoral em Rondônia reforça a importância da eleitora ou o eleitor conferir as informações que recebe sobre as eleições e o processo eleitoral. Vale lembrar que, com a proximidade das eleições, chega uma grande quantidade de mensagens sobre as candidatas e os candidatos, os partidos, a urna eletrônica e o dia da votação, entre outros assuntos.
Entender o que é fake e o que é fato é mais simples do que você imagina e muito mais importante do que a gente supõe. A desinformação produz consequências graves.
Por isso, na próxima semana o TRE-RO irá lançar nas redes sociais a série “Desinformação: 7 tipos de fake news. Sátira ou Paródia”, para combater conteúdos falsos sobre o processo eleitoral.
Inverdades
A disseminação de conteúdos falsos é feita de propósito para se criar um estado artificial de ânimos na população, que vê o processo democrático, as instituições de Estado e o estado democrático de Direito como inimigos a serem combatidos.
Não propague fake news
Confira abaixo alguns conteúdos que esclarecem informações falsas divulgadas contra a Justiça Eleitoral e o sistema eleitoral brasileiro:
Apenas dois países do mundo usam sistema semelhante ao brasileiro
Hacker teve acesso a tudo dentro do TSE
Hacker poderia excluir nomes de candidatos
Logs foram apagados
PSDB disse que sistema é inauditável
TSE não imprime voto mesmo com recomendação da PF
Observadores internacionais não conseguirão analisar a integridade do sistema, pois não há voto impresso
Min Fachin resolveu tornar Lula elegível
Min Barroso indevidamente acusou Bolsonaro de vazar inquérito sigiloso, quando ele não era sigiloso
É uma empresa terceirizada que conta votos
Min Fachin diz que auditoria não serve para questionar resultados
Ministro Fachin foi advogado no MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra)
O TSE acolheu as sugestões das Forças Armadas
Institucionalidade do Voto impresso
Supercomputador
Urna autocompleta voto
Transparência do voto
Confiabilidade do sistema eleitoral
Fato ou Boato
“Encontrou alguma informação suspeita sobre as eleições ou o voto na urna eletrônica? DENUNCIE https://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2022/sistema-de-alerta. Este canal possibilita o envio de denúncias de violações de termos de uso de plataformas digitais, especificamente relacionadas com a desinformação ou disparo em massa sobre o processo eleitoral.