Publicada em 27/07/2022 às 09h16
A Polícia Militar de Rondônia encerrou na última terça-feira, 27, o Curso de Formação de Sargentos II, durante solenidade realizada no Comando Geral da Polícia Militar, em Porto Velho, e contou com a presença de familiares dos formandos e demais autoridades. Foram 209 novos sargentos PMs que durante nove meses realizaram seus estudos nos polos de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena.
O curso teve início em 11 de outubro de 2021, com a preparação do ambiente virtual e em seguida, desenvolvimento dos módulos no Ensino a Distância (EAD), com a coordenação da major PM Cleissa de Pontes Bernardo. A segunda fase do curso aconteceu entre os dias 13 e 16 de abril deste ano, sendo feita de forma presencial, onde foram apresentadas as disciplinas de Armamento, Munição e Tiro, além de Técnicas de Abordagem Policial.
Durante os nove meses de curso, os formandos obtiveram conhecimentos em várias disciplinas, tais como: Gestão Integrada e Comunitária; Sistema eletrônico informatizado; uso diferenciado da força; Direito administrativo disciplinar militar; Polícia Judiciária Militar, entre outros conhecimentos teóricos e práticos para que o sargento esteja capacitado para o exercício de suas funções.
O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, que participou da formatura do Curso de Formação de Sargentos, declarou que a Polícia Militar do Estado está ficando cada vez mais técnica e preparada, com investimentos chegando por meio de cursos e equipamentos.
“São 209 novos sargentos que passaram por esta capacitação, para melhor servir nossa sociedade e fico feliz por estar participando deste momento importante para estes policiais e seus familiares. Foram muitos recursos investidos além dos cursos de formação, como viaturas, novos armamentos e fortalecendo nossa segurança pública”, disse Marcos Rocha.
O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), José Hélio Cysneiros Pachá, parabenizou os novos sargentos pela formação, que exige grande responsabilidade diante de suas funções profissionais. “O sargento é um dos elos que faz o contato do oficial com o praça. Ser sargento é uma das funções mais nobres que temos na carreira do militar. Parabenizo aqui todos os 209 sargentos da Polícia Militar, que cada vez mais se capacitam, para fazer o melhor para a população rondoniense”.
O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, James Alves Padilha, parabenizou aos novos sargentos e desejou a cada um que faça valer a pena cada esforço e desafio enfrentado durante os sete meses de formação. “É uma satisfação ter cada militar conosco, pois se encerra um ciclo e se inicia uma nova jornada na vida de cada sargento formado. São novos profissionais capacitados e habilitados para melhor desempenharem os serviços de segurança pública por todo o Estado”.