Publicada em 19/07/2022 às 14h21
PTB – A convenção do partido presidido no Estado pelo ex-deputado federal, Nilton Capixaba, que não concorre nas eleições gerais deste ano, porque está inelegível será realizada no sábado (23) na Câmara de Vereadores de Porto Velho, a partir das 14h e está cercada de muita expectativa. É que o provável nome para concorrer como vice do governador Marcos Rocha, presidente regional do União Brasil, pré-candidato à reeleição deverá ser indicado pelos petebistas. Dois nomes, ambos com significativo potencial eleitoral, estão na lista de pré-candidatos a vice de Rocha. O empresário de Cacoal, ex-prefeito, Divino Cardoso, liderança regional expressiva, e o ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho, que somou 173.690 votos, 10.001 a menos que Marcos Rocha, na época no PSL, que venceu o segundo turno na disputa com Expedito Júnior (PSDB) e se elegeu governador.
Rolim – O jornalista e proprietário do jornal “Folha da Mata”, de Rolim de Moura, em sua coluna “Porta Aberta, Fernando Garcia, desta semana, alerta para a falta de representatividade política do município em nível estadual e federal. Rolim já teve deputados estaduais, federais, senadores, governadores e atualmente não tem representantes na Assembleia Legislativa (Ale) e no Congresso Nacional. Segundo Garcia, hoje as dificuldades são muitas para se conseguir eleger um deputado estadual nas eleições gerais de outubro próximo. Rolim é o sexto município em número de eleitores no Estado. Nas eleições municipais de 2020 (prefeito e vereador) mais de 55 mil eleitores estavam em condições de voto.
Lula/Bolsonaro – Política nacional não é assunto prioritário na coluna, mas de vez em quando, mesmo em nada contribuindo para se evitar o radicalismo, que não leva a nada, a não ser criar situações delicadas como ocorre com Lula e Bolsonaro, que devem disputar as eleições à presidência da República em outubro próximo, merece registro. Acusações descabidas de ambos os lados, notícias falsas, confrontos verbais pelas redes sociais e até físicos entre militantes e simpatizantes causam preocupações para o futuro. Bem antes do episódio de Foz do Iguaçu, quando morreu uma pessoa e outra ficou ferida e, esta semana mais uma morte vinculada ao fato, a coluna já alertava devido ao fanatismo de ambos os lados. O momento político exige ponderação dos candidatos nas aparições públicas. As campanhas devem explorar o que cada um tem projetado para o Brasil do futuro, hoje, nada animador, e não para acusações pessoais.
Convenções – Vários partidos estarão definindo candidatos e composições com outras agremiações visando as eleições de outubro próximo até o próximo dia 5, prazo final das convenções partidárias. O PSC liderado pelo deputado estadual Luizinho Goebel tem convenção na quarta-feira (20), às 9h no Hotel Graúna, em Ouro Preto do Oeste; no dia 21 o PP se reunirá na sede do partido em Porto Velho, e início às 9h; o PTB, dia 23, na câmara de vereadores de Porto Velho, às 14h; o União Brasil, na Talismã 21, às 9h do dia 24, e a Frente Democrática (PT, PSB, PV, Solidariedade, PCdoB, Rede e Psol), às 9h na câmara de vereadores da capital. O Republicanos, presidido pelo presidente da Ale-RO, Alex Redano tem convenção marcada para o próximo dia 5, prazo final para escolha dos candidatos, segundo a Justiça Eleitoral.
Expoari – A Escola do Legislativo de Rondônia, que é mantida pelos deputados estaduais estará marcando presença na edição da Expoari, uma das mais importantes feiras-exposições do Norte do País. Durante a Expori, dentro do projeto Agroari, integrado à mostra, a escola, através de sua área de pedagogia estará ministrando Oficinais de Fotografia e Libras nos dias 25, 26 e 27, das 10h às 12h. Na sexta-feira (27), segundo o diretor-geral da escola, Fábio Ribeiro, ocorrerá exposição de fotografia no estande destinado a Escola do Legislativo e estará aberta aos visitantes. Normalmente a Ale-RO realiza sessões itinerantes nas exposições realizadas pelo Estado, que não ocorreram nos últimos anos devido a pandemia. Não teremos sessões itinerantes em Ariquemes devido ao recesso parlamentar e ser ano eleitoral.
Respigo
A primeira dama de Porto Velho, Yeda Chaves, filiada ao União Brasil e pré-candidata a deputada estadual não está se limitando a contatos somente na capital, onde seu marido, Hildon Chaves (PSDB) é prefeito já no segundo mandato consecutivo. Porto Velho é o maior colégio eleitoral no Estado e nas eleições de 2020 mais de 330 mil eleitores estavam em condições de votar +++ Apesar de excelente trânsito nas áreas sociais da capital, Yeda também busca apoio do interior para atingir seus objetivos. Na convenção partidária do próximo domingo (24) Yeda deverá ter o nome homologado como postulante a uma das 24 cadeiras da Ale-RO +++ Eduardo Costa, Luan Santana, Gusttavo Lima e Mato Grosso e Mathias estarão se apresentando na Expoari no período de 23 a 31 deste mês de julho. Não será por falta de boas atrações musicais, que a feira-exposição deixará de ser sucesso.