Publicada em 20/07/2022 às 14h21
Eleições – Faltam pouco mais de duas semanas para que os eleitores tenham conhecimento dos candidatos aos diversos cargos (majoritários e proporcionais) nas eleições gerais de outubro próximo, quando serão eleitos presidente da República, governadores e respectivos vices; uma das três vagas ao Senado de cada Estado e do Distrito Federal, além de deputados (federal e estadual). As convenções para escolha dos candidatos iniciam hoje (20) e serão encerradas no próximo dia 5. Após as convenções os dirigentes partidários terão até o dia 15 de agosto para registro das candidaturas e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), a data de 17 de setembro para que as candidaturas sejam homologadas ou recusadas.
Eleições II – Os hoje pré-candidatos à presidência da República, Jair Bolsonaro (PL), que deverá buscar a reeleição e Lula da Silva (PT), que pretende voltar à presidência, cargo que ele ocupou em dois mandatos seguidos devem ser homologados nas convenções. Mas em Rondônia a preocupação maior é com as eleições a governador, Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Dos 24 deputados estaduais, pelo menos 20 deverão concorrer à reeleição. Dois deles buscarão espaço na Câmara Federal: Anderson Pereira (PRB) e Eurípedes Lebrão (União Brasil). E outros não estarão concorrendo por opção ou impedimento legal. Em 2018 a renovação foi de pouco mais de 50%, e em 2014 acima de 70%.
Eleições III – A maior dificuldade dos deputados que querem a reeleição é manter as lideranças regionais agrupadas. A maioria vereadores da capital e das cidades do interior. As convenções estão sendo iniciadas hoje (20) e terminarão no próximo dia 5, mas há tempo a mobilização é grande dos legisladores municipais em busca de uma vaga no parlamento estadual. Além das lideranças regionais ligadas às associações de bairros e de produtores rurais, o vereador é o elo do deputado com a maioria do eleitorado. Quando surgem os problemas a população busca o político mais próximo, que é o vereador. O bom trabalho dele junto ao poder executivo acaba favorecendo o deputado e a respostas vem nas urnas no período eleitoral.
Eleições IV – Os vereadores mais organizados, com visão futurista acabam abrindo mais espaços políticos o que favorece a busca de uma eleição a deputado estadual. A maioria dos deputados, inclusive federais como Sílvia Cristina (PL), Léo Moraes (Podemos), Mauro Nazif (PSB) e Mariana Carvalho (Republicanos) passou pela câmara de vereadores e trazem a experiência de ser políticos com maior contato direto com o eleitorado. O senador Marcos Rogério, presidente regional do PL, que formata uma candidatura a governador, a exemplo de Sílvia Cristina, foi vereador em Ji-Paraná. Mariana, Nazif e Léo, vereadores em Porto Velho. Na política, o cargo mais difícil para se eleger é o de vereador, seguramente. É que devido a quantidade de candidatos e divisão, inclusive em família, a eleição para a vereança é muito difícil, por isso, boa parte dos políticos, consegue sucesso, após passar pelo legislativo municipal.
Raupp – O casal Marinha e Valdir Raupp encaminharam Carta Aberta à população onde argumentam, que não estarão disputando cargos públicos nas eleições gerais de outubro próximo. Raupp foi vereador em Cacoal, prefeito em dois mandatos seguidos de Rolim de Moura, diretor do Departamento de Estradas de Rodagem-DER, governador de Rondônia e dois mandatos como senador. Marinha foi deputada federal durante seis mandatos consecutivos. Raupp e Marinha também agradecem o apoio que sempre tiveram no MDB, mas que hoje estão afastados da vida pública, empenhados em se dedicar mais à família e “seguir os projetos profissionais que Deus tem nos apresentado como alternativa a vida pública”, dizem no documento. Não há dúvida, que o Estado perde com Raupp e Marinha fora do processo político de Rondônia. As ações positivas de ambos foram muito superiores as negativas, pois ninguém é perfeito. O casal deixa um legado de missão cumprida no Estado.
Respigo
O PSC que tem como maior expressão política o deputado estadual Luizinho Goebel, que pré-candidato à reeleição e busca do quinto mandato. O partido estava reunido na manhã de hoje (20) em Ouro Preto do Oeste, no Hotel Graúna para definir os candidatos aos cargos proporcionais (Câmara Federal e Assembleia Legislativa), pois o PSC deve fechar questão com o União Brasil, do governador Marcos Rocha +++ A tendência é manter parceria com Rocha, pois Luizinho é Líder do Governo na Ale-RO e Evandro Padovani, que pleiteia uma candidatura a deputado federal é ex-secretário de Estado da Agricultura, e deixou o cargo para disputar as eleições. A meta do PSC é formatar um grupo e garantir vagas na Ale e uma das oito cadeiras da Câmara Federal +++ A região polarizada pelo Colégio Tiradentes, no bairro Nova Esperança-Alphaville em Porto Velho tem várias ruas precisando de recuperação, pois estão esburacadas. Uma delas, ao lado do conjunto Pequiás II continua aguardando reparos do setor de Obras da prefeitura da capital há tempo +++ O que intriga é que as ruas das imediações tiveram os buracos fechados e, talvez recebam um recape, mas a citada, que mais tem buracos os zelosos “técnicos” da prefeitura ignoraram. É o fim da rosca...