Publicada em 01/07/2022 às 10h55
A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde - Semsau, realizou nesta quinta-feira, 30, a entrega de 300 dispositivos contraceptivos subdérmicos de etonogestrel, à Casa de Parto Natural do município.
O dispositivo é um método contraceptivo reversível de longa duração (Larc), em forma de bastão que é colocado logo abaixo da pele do braço da mulher, liberando uma pequena quantidade de um hormônio chamado etonogestrel, o qual é responsável por evitar a gestação.
Os dispositivos foram adquiridos por meio de uma emenda parlamentar do Deputado Estadual Eyder Brasil, no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), a pedido da Vereadora Simone Macedo. O restante do recurso de R$ 33.500,00 (trinta e três mil, quinhentos reais) veio de uma contrapartida da Prefeitura.
O contraceptivo será destinado para a prevenção da gravidez não planejada por mulheres adultas, em idade reprodutiva entre 15 a 49 anos. As mulheres interessadas, e que estão dentro dessa faixa etária, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar uma consulta médica, e os devidos encaminhamentos para a colocação do dispositivo.
Participaram da entrega a Prefeita Carla Redano, Secretário de Saúde, Renan Rambo, Vereadora Simone Macedo, e os assessores do Deputado Eyder Brasil, Eric Santos e Jéssica Campos.