Publicada em 11/08/2022 às 13h04
A Prefeitura Municipal de Alta Floresta D’Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) está impulsionando o fortalecendo das agroindústrias familiares do município através de ações que estimulam a comercialização dos seus produtos.
O prefeito de Alta Floresta D’Oeste Gio Damo evidencia a importância de atividades que promovam o desenvolvimento e o rendimentos das agroindústrias do município, “pois é um setor da economia que nós temos e que proporciona o giro econômico dos recursos no município. Agregando valor com o processamento dos produtos e gerando emprego com o seu crescimento,” explica o prefeito Gio Damo
A Semagri trabalha em diversas frentes de trabalho: cafeicultura, pecuária leiteira, licenciamento de baixo impacto, viveiro e recuperação da área do lixão, PAA Conab, hora maquina, CCIR, Nota do Produtor e o Núcleo Municipal Regularização Fundiária para auxiliar todos os produtores, assim como as agroindústrias familiares do município.
“No mês de maio a Semagri levamos as agroindústrias interessadas para participarem da 9ª Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná e em junho atuamos para a participação na 1ª Semana do Município, que foi um sucesso para os expositores. Os 29 expositores movimentaram mais de 30 mil reais, entre vendas avista e pedidos, nos 4 dias de evento,” descreve o secretário Lenoir Serraglio.
A senhora Sônia dos tapetes artesã do município vendeu mais na 1ª Semana do Município que na 9º Rondônia Rural Show
Para a médica veterinária e diretora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Aline Fazollo a ideia é oportunizar que as agroindústrias e artesãos do município incrementem a divulgação e a comercialização dos seus produtos.
“Juntos pelas Agroindústrias. É importante estimular a participação das agroindústrias em feiras e eventos do setor produtivo. Somos uma gestão que entende a importância da retomada das feiras para os pequenos agricultores e para o público também, que se reencontra e faz a economia girar,” destaca Aline Fazollo.
Os produtos das agroindústrias familiares do município de Alta Floresta D’Oeste vem se destacando no comércio local e regional. O município conta com 28 agroindústrias, sendo 12 de origem animal cadastradas no SIM e 16 de origem vegetal, inscrita na Vigilância Sanitária Municipal. A produção é diversificada entre ovos, frangos caipira, leite, iogurte, mel, queijo, temperos, café entre outros, e emprega em média mais de 84 pessoas.
Texto: Dhiony Costa e Silva