Publicada em 17/08/2022 às 14h45
Deputado – Após uma “novela” de longa duração, tipo “O Direito de Nascer”, antes no rádio (3 anos), e depois na TV, o deputado estadual Geraldo da Rondônia (PSC) foi cassado pela Mesa Diretora da Casa de Leis. Geraldo foi condenado a dois anos de prisão e a suspensão de seus direitos políticos. O suplente, Jesuíno Boabaid (PSD-PVH) foi empossado no mesmo dia da cassação (terça-feira-16) pelo presidente da Mesa Diretora da Ale-RO, deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes. Jesuíno já foi deputado (eleito em 2014), não se reelegeu em 2018, e ficou na suplência. Parlamentar combativo e conhecedor das funções de um deputado, com amplo trânsito nas camadas mais populares de Porto Velho, Jesuíno é candidato à reeleição e, pelo bom trabalho realizado tem muitas chances de permanecer no cargo.
Distrito – Porto Velho é um município maior que vários Estados brasileiros e de vários países. O distrito de União Bandeirantes tem cerca de 30 mil eleitores e inúmeros problemas nas áreas de saúde, educação, estradas que poderiam ter solução de continuidade, caso fosse um município e não dependesse de Porto Velho, que tem somente em estradas vicinais, mais de 7 mil quilômetros, uma distância de ida e volta a Londrina, Norte do Paraná. União Bandeirantes, tem aproximadamente 30 mil habitantes, mas nas eleições de 2020 o colégio eleitoral foi pouco superior a 6 mil eleitores. Mesmo que 100% dos eleitores votem em um candidato a deputado estadual, o total seria insuficiente para eleger um parlamentar. Ou União Bandeirantes se politiza ou ficará sempre relegado a planos inferiores nas prioridades da administração pública municipal.
Podemos – Na coluna postada ontem (16) informamos que o Podemos, presidido no Estado pelo deputado federal Léo Moraes disputaria a sucessão estadual com chapa Puro-Sangue. O vice de Léo, o coronel Rildo Flores disputou as eleições a prefeito de Vilhena em 2020, pelo Podemos, e ficou na terceira colocação. Ontem (16) Léo encaminhou à coluna uma mensagem via WhatsApp informando, que o coronel Rildo está filiado ao PSD, partido dirigido em Rondônia pelo deputado federal Expedito Netto, que é candidato à reeleição. No material enviado pela assessoria do deputado Léo, comunicando que Rildo seria o vice, constava somente o partido do parlamentar, do candidato a vice, não. Fica a correção. Hoje Rildo está no PSD, mas passou pelo Podemos. É uma chapa “meio” Puro-Sangue...
Reeleição – O União Brasil, partido presidido em Rondônia pelo governador Marcos Rocha, candidato à reeleição tem a maior bancada de deputados na Assembleia Legislativa. Cinco dos 24 deputados de Rondônia estão filiados ao União
Brasil. Um deles, Eurípedes Lebrão não concorre à reeleição e vai disputar uma das oito vagas na Câmara Federal. Estão em busca da reeleição a deputada Rosângela Donadon e o deputado Ezequiel Neiva, que representam o Cone Sul, região polarizada por Vilhena. Na região do Café, Cacoal, Cirone Deiró e da Produção, Adelino Follador. Todos são parlamentares experientes e que já demonstraram consistência eleitoral em eleições anteriores. Mas há que se reconhecer, que não será missão das mais fáceis reeleger 4 deputados.
MDB – O partido, que já foi o maior do País, tem um representante no parlamento estadual, deputado Jean Oliveira, presidente do MDB de Porto Velho. Jean foi o segundo mais bem votado em 2018 (17.823 votos) e busca a segunda reeleição. A previsão é que cada partido, para eleger um deputado estadual terá que somar entre 23 mil a 25 mil votos. Além de Jean, o MDB tem outros nomes com potencial de votos. A ex-prefeita de Cacoal e ex-deputada estadual Glaucione Rodrigues é candidata, assim como os presidentes das câmaras de vereadores de Ji-Paraná, Welinton (Negão) Fonseca, e de Jaru, Luís Eduardo Schincaglia (Dr. Luís), além do ex-secretário de Estado da Saúde, que também comandou o mesmo setor na Prefeitura de Porto Velho, Williames Pimentel. É um grupo forte, que tem chances enormes de eleger, ao menos, três deputados.
Respigo
Para quem gosta de futebol jogam na noite de hoje (17), Athletico Paranaense e Flamengo, pela Copa do Brasil, quartas de final. No jogo de ida, no Maracanã empate em 0x0 +++ A partida de hoje é na Arena da Baixada com início previsto para 20h30. Empate leva a decisão para os pênaltis +++ Quem vencer joga a semifinal com o São Paulo ou o América Mineiro. O tricolor venceu (1x0) no Morumbi e o segundo jogo será quinta-feira (18) no Estádio Independência +++ Será encerrado na sexta-feira (19) o curso de Liderança em Alta Performance, que está sendo ministrado desde segunda-feira (15), das 8h às 12h na sede da Escola do Legislativo, em Porto Velho, mantida pelos deputados estaduais. O curso tem 20 horas/aula de duração e ao final, os alunos recebem certificados de participação +++ Em Porto Velho já é possível notar muitos veículos com adesivos de candidatos a cargo público nas eleições gerais de outubro próximo. Quem sai na frente tem sempre possibilidades de chegar primeiro.