Publicada em 10/08/2022 às 16h05
Um procedimento cirúrgico envolve, além de uma equipe, uma série de equipamentos necessários para o sucesso da cirurgia e boa recuperação do paciente. Por esse motivo o Governo do Estado, entregou para o Hospital de Retaguarda de Rondônia, antigo Hospital de Campanha, um arco cirúrgico para a realização de cirurgias ortopédicas. Com o aparelho, a unidade já realizou 378 cirurgias entre os meses de maio a julho, tendo como resultado, a diminuição de tempo nas internações dos pacientes.
O ortopedista Leandro Pereira de Mendonça, explica a necessidade do aparelho para o Hospital. “O arco é extremamente importante para fraturas mais profundas. Com ele é possível ter maior precisão quanto à facilidade de colocar parafusos e aplicar placas, por exemplo. A partir dele é possível englobar maior quantidade de cirurgias ortopédicas de média complexidade”, afirma Leandro.
No momento da cirurgia, o arco proporciona aos profissionais envolvidos, um raio-X, mostrando em tempo real o que está acontecendo no corpo do paciente, além de mostrar o alinhamento ósseo. Com ele, o procedimento pode ser menos invasivo, resultando em uma recuperação mais rápida.
A paciente Rosa Soares, de 31 anos, moradora do distrito de Araras, realizou uma cirurgia ortopédica no tornozelo e contou sua experiência sobre o procedimento; “minha cirurgia foi um sucesso, fui super bem atendida e cuidada, estou me recuperando e recebendo todo o cuidado necessário, tudo bem limpo e organizado, só tenho a agradecer”, declarou Rosa.