Publicada em 17/08/2022 às 09h14
A Coreia do Norte disparou dois mísseis de cruzeiro da cidade de Onchon, na costa oeste, em direção ao mar na manhã desta quarta-feira (17), informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
Não há ainda detalhes do alcance ou da altitude dos projéteis.
Os lançamentos aconteceram enquanto a Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciavam preparativos para um período de treinamento militar que será realizado entre 22 de agosto e 1º de setembro.
Os dois aliados reduziram os exercícios militares combinados nos últimos anos por causa do COVID-19 e para diminuir as tensões com o Norte, que acusou os exercícios de serem um ensaio para invasão.
Enquanto isso, o Pentágono disse na terça-feira que os EUA, a Coreia do Sul e o Japão participaram de um exercício de defesa contra mísseis balísticos na costa do Havaí na semana passada – os primeiros exercícios desse tipo desde 2017, quando as relações entre Seul e Tóquio atingiram o menor nível em anos.
Pyongyang passou por um breve período de luta contra a pandemia da Covid-19 nos últimos meses e acredita-se que por conta disso os lançamentos desses testes foram adiados, retomando agora pois o país declarou vitória no combate ao vírus durante a última semana.
Ajuda sul-coreana
Horas após o lançamento, o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, se disse disposto a fornecer ajuda econômica em fases à Coreia do Norte se o país vizinho frear o desenvolvimento de armas nucleares e iniciar seu processo de desnuclearização.
"Qualquer diálogo entre os líderes (das Coreias) do Sul e do Norte, ou negociações entre autoridades de nível de trabalho, não devem ser um espetáculo político, mas contribuir para estabelecer uma paz substantiva na península coreana e no nordeste da Ásia", disse o líder sul-coreano.