Publicada em 12/08/2022 às 13h10
Com o objetivo de dialogar sobre a cultura no município de Vilhena, foi realizado no início desta semana, o I Fórum de Cultura de Vilhena no Auditório Paulo Freire, do campus de Vilhena da Universidade Federal de Rondônia.
O evento foi organizado pela classe artística do município e contou com a participação de 72 pessoas, entre artistas, produtores culturais, acadêmicos e professores da Universidade da Universidade Federal de Rondônia, da rede pública de ensino, representantes da comunidade surda, sociedade civil, vereadores e representantes da Fundação Cultural de Vilhena (FCV).
De acordo com os organizadores, o evento contou com representantes de todos os segmentos artísticos da cidade, e foram debatidos vários temas, entre eles a aplicação da Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc no município, Plano Municipal de Cultura, ampliação e melhoria da comunicação entre a FCV e a comunidade artística, e atual gestão.
O fórum contou mesa com convidados que apresentaram um panorama da cultura no município, entre os convidados estavam: Rodrigo Pedro Casteleira, Valdete Sousa, Cledemar Jéferson, Pricila Aline e o atual presidente da FCV, Djavan Santos.
Durante o fórum os artistas elaboraram e aprovaram uma carta com propostas de melhorias para a cultura de Vilhena. De acordo com a classe artística, o fórum foi muito produtivo e eles vão continuar dialogando e lutando pela valorização e o fomento da cultura em Vilhena.
A movimentação da classe artística de Vilhena continua e já está agendada a realização do II Fórum de Cultura de Vilhena para o dia 23 de agosto na biblioteca do campus de Vilhena da UNIR.
De acordo com a organização, toda a comunidade de Vilhena está convidada para participar do evento que tem como pauta a eleição dos membros dos colegiados setoriais e Conselheiros para compor o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), bem como a eleição para o Presidente e Vice-presidente do CMPC.