Publicada em 08/08/2022 às 15h42
Um general britânico afirmou que Vladimir Putin não hesitaria em usar bombas atômicas e que é "possível" que isso aconteça em breve.
O militar Richard Barrons alertou que o presidente russo pode recorrer a armas nucleares caso suas tropas sejam derrotadas na Ucrânia.
Esta declaração vem depois que o líder russo afirmou, em conferência do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, que em nenhuma circunstância uma guerra nuclear deve ser iniciada, pois não haveria "vencedor".
Barrons, que agora está aposentado, escreveu no Sunday Times: "Seria o primeiro uso de armas nucleares em 77 anos - quebrando um enorme tabu - mas não é inconcebível para os russos se eles acharem que os fins justificariam os meios".
O militar britânico também aconselhou a Europa e seus aliados a considerar essa opção, que ele disse ser "possível".
"A ofensiva e mobilização ucranianas mais amplas que são esperadas em breve podem levar a sucessos de batalha e à liberação de terras tomadas pela Rússia. Isso pode criar mais riscos", acrescentou ele.
Ele concluiu questionando: "Se Putin sentir a derrota, será que ele ficará tentado a usar armas nucleares táticas para reverter a realidade no campo de batalha?"