![James Webb: novas imagens do supertelescópio mostram o planeta Júpiter](/uploads/pbhuhlaq6wsg2ty.jpg)
Publicada em 22/08/2022 às 08h59
O telescópio espacial internacional James Webb capturou novas fotos de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar. As imagens foram divulgadas pela Nasa, a agência espacial norte-americana, na manhã desta segunda-feira (22).
Em julho, a agência espacial tinha divulgado os primeiros registros em infravermelho do planeta, mas desta vez, o enorme planeta foi visto por meio de três filtros do telescópio que destacaram suas diferentes faixas de cor.
Nas novas imagens também é possível ver algumas das luas do planeta, seus anéis e a Grande Mancha Vermelha, que aparece como um grande ponto branco circular no canto inferior direito (a mancha é, na verdade, uma tempestade grande o suficiente para engolir a Terra).
Júpiter, suas luas e seus anéis, vistos pelo supertelescópio James Webb — Foto: NASA, ESA, CSA, Jupiter ERS Team; image processing by Ricardo Hueso (UPV/EHU) and Judy Schmidt.
As novas imagens surpreenderam os cientistas: “Não esperávamos que fossem tão boas, para ser honesto”, disse o astrônomo planetário Imke de Pater, professor da Universidade da Califórnia, Berkeley.
Segundo a Nasa, as observações do Webb sobre Júpiter darão aos cientistas ainda mais pistas sobre o gigante gasoso, e foram produzidas por meio da Near-Infrared Camera (NIRCam) do observatório, que possui três filtros infravermelhos que mostram detalhes do planeta.
Como a luz infravermelha é invisível ao olho humano, cientistas traduziram esses dados para o espectro visível.
A Nasa revelou que a responsável por essa tradução foi a jovem cientista Judy Schmidt, que processou esses novos registros de Júpiter com outros especialistas.