Publicada em 26/08/2022 às 12h52
O XX Encontro Nacional da Federação Brasileira de Epilepsia (EPIBRASIL) teve sua abertura realizada nesta quinta-feira (25) no auditório do Ministério Público de Rondônia. O evento que comemora os dez anos de prevenção e combate à doença em Rondônia contou com a palestra do médico neurologista Li Li Min e a presença da Presidente da Federação Brasileira de Epilepsia, Veviane Spergue.
Com o tema “O que é epilepsia?”, o médico Li Li Min, que atua há mais de 30 anos neste campo, explicou que a doença vai muito além do estigma comumente existente na sociedade. “Não são só as crises. A epilepsia afeta em grande parte o psicológico da pessoa portadora e também da família. Minha visão era bastante limitada sobre isso, e tudo mudou quando pude coordenar o projeto da Organização Mundial da Saúde chamado ‘Epilepsia fora das Sombras’”.
O neurologista aproveitou para parabenizar a Presidente da Associação Ana Fonsêca de Epilepsia, Defensora Pública aposentada Rosária Novais, pela iniciativa da instituição que há 12 anos vem fazendo a diferença na vida da população rondoniense que precisa de apoio e orientação contra a epilepsia.
Presidente da Federação Brasileira de Epilepsia, Veviane Spergue ressaltou que convive há 23 anos com a epilepsia dentro de casa. “Queria que lá em Americana tivesse uma ANAFE contribuindo com a vida dos pacientes atingidos pela epilepsia e seus familiares. Com certeza notaríamos uma melhora significativa na vida deles. Fico bastante emocionada vendo o trabalho realizado aqui em Porto Velho – RO, com pessoas que abraçam a causa e mostram que é possível.
O Coordenador-Geral do Encontro, Procurador de Justiça Edmilson José de Matos Fonseca, destacou a importância de as pessoas conhecerem mais sobre a epilepsia e como lidar com a doença. “Hoje é exercício de cidadania. O que deve ser feito ao me deparar com uma pessoa em crise epilética? As pessoas não sabem como reagir e muito menos socorrer”, por isso encontros como esse e a formação prevista para ser realizada ainda neste semestre são tão importantes, disse o membro do MPRO ao se referir ao treinamento para policiais e bombeiros militares, uma realização do MP, ANAFE e EPIBRASIL.
Durante o encontro também foram realizadas homenagens aos integrantes da EPIBRASIL, do Ministério Público de Rondônia, dos Movimentos do Interior de Rondônia (MOVAPE) e voluntários da Casa Ana Fonsêca, pelo apoio e parceria à causa nos últimos 10 anos.
Programação – O Encontro continua nesta sexta-feira (26) até as 18h, no Auditório 1 da Escola Superior do Ministério Público, com palestras sobre “Epilepsia nas Mulheres”, onde serão abordadas questões emocionais e fisiológicas com a psicóloga Valquíria Ferreira, palestrante Welckeyshayney Novais e o médico Li Li Min.