Publicada em 17/08/2022 às 12h25
A prevenção na contaminação de humanos, rios, animais, solo e vegetais por agrotóxicos é o objetivo do sistema elaborado pelo Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) e difundido pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron). Especialistas do órgão alertam sobre a necessidade de realizar o descarte adequado das embalagens utilizadas de agrotóxicos nas lavouras. A ação acontece em alusão ao Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado em 18 de agosto.
De acordo com a engenheira agrônoma Marina Tabalipa Marini, da Idaron de Vilhena, a proteção da Saúde animal, vegetal e do meio ambiente em geral começa na lavoura. “Cada produtor deve realizar a tríplice lavagem, das embalagens laváveis, método mais eficiente para a preparação das embalagens de defensivos agrícolas após o uso. Depois, os recipientes devem ser armazenados em locais adequados na propriedade para posterior destinação ao posto de recolhimento, que no município de Vilhena corresponde à Arpavi, a Associação das Revendas de Produtos Agropecuários de Vilhena, onde serão recicladas ou incineradas, conforme a legislação determina”, informa.
É papel da Idaron realizar a inspeção e fiscalização deste processo de lavagem, devolução e destinação final de sobras, resíduos e embalagens de agrotóxicos. O trabalho, que conta com a colaboração de diversos entes envolvidos, resultou em uma média anual de 94% de destinação correta das embalagens plásticas primárias comercializadas no último ano.
“O Dia Nacional do Campo Limpo, por isso, também é uma data para comemorarmos os excelentes resultados da logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos. Esse serviço tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada: agricultores, indústria fabricante, canais de distribuição e poder público desempenham papéis fundamentais no fluxo de funcionamento do programa. Assim, a conscientização é igualmente importante”, revela o chefe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal da Idaron em Vilhena, Fernando Miglioranza.
Além da programação constante de orientações em empresas, associações e nas unidades de atendimento, nesta semana a Idaron fará rodadas de entrevistas na imprensa local para explicar detalhes da lei, técnicas envolvidas e boas práticas.