Publicada em 30/08/2022 às 10h08
A Secretaria Municipal de Educação de Vilhena (Semed) tem atuado com muita dedicação junto ao Plano de Ações Articuladas (PAR), desde a sua concepção, a 15 anos atrás.
Trata-se de um plano estratégico de caráter plurianual e multidimensional que possibilita a conversão dos esforços e das ações do Ministério da Educação, das Secretarias de Estado e Municípios. A elaboração do PAR é requisito necessário para o recebimento de assistência técnica e financeira do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Pensando nisso, a Semed realizou dois encontros no dias 14 de julho e 16 de agosto, respectivamente. Participaram deste módulo 39 cursistas, entre eles, dezessete gestores e vices de escolas municipais e os técnicos do PAR pela Semed de Vilhena, para aprimorar os conhecimentos acerca da gestão do PAR, que é parte do Sistema Nacional de Educação (SNE).
A gerente de Formação Continuada da Semed, Eudeiza de Araújo, frisou a importância de dar muita atenção ao PAR, uma vez que para a grande maioria dos inscritos neste módulo não tinham conhecimento a respeito da ferramenta. Inclusive, Eudeiza também é cursista e parabenizou a todos pela participação.
O técnico Edmar dos Santos relata que seu primeiro contato com a elaboração do PAR foi em 2007, além disso, elencou todos os aspectos positivos e tudo que o município de Vilhena já teve de benefícios e repasses financeiros do Governo Federal através desta ferramenta tão importante.
“A socialização e a participação entre técnicos do PAR e cursistas foram muito importantes no encontro, gerando um debate produtivo acerca de um tema para todas as escolas e para o município”, destaca Ângela Maria de Moraes, técnica do PAR na Semed.