Publicada em 25/08/2022 às 13h56
No inicío desta semana, o Ministério da Cidadania (MC) publicou a Portaria 91/2022, que dispõe da inclusão do Indicador de Desenvolvimento da Gestão do Benefício de Prestação Continuada (IDBPC). Além disso, a nova publicação também altera a Portaria 37/2018.
A normativa inclui o IDBPC, uma ferramenta de gestão que serve para o aprimoramento da qualidade da gestão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) formado pelas atividades de orientação, identificação e acompanhamento que são realizadas por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e pela atualização do cadastro, onde compreende o percentual médio de cadastros atualizados dos beneficiários do BPC do Município.
Os Indicadores Nacionais de Monitoramento e Desenvolvimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) monitoram a qualidade e o volume da oferta e gestão dos serviços, programas, benefícios socioassistenciais e do controle social.
A Associação Rondoniense de Municípios (AROM), orienta, destaca e informa aos gestores locais que a metodologia de construção do indicador será divulgada em até 90 dias, contados a partir da publicação da portaria.
Assessoria AROM / Agência CNM de Notícias