Publicada em 08/08/2022 às 13h49
Eleições – Os nomes dos candidatos a governador de Rondônia já estariam definidos pelos principais partidos e federações. Nas convenções partidárias encerradas no último dia 5, o PP tem como candidato à sucessão estadual o ex-governador Ivo Cassol, o União Brasil, Marcos Rocha, que busca a reeleição; a Frente Democrática (PT, PV, PCdoB, PSB, Solidariedade, PDT) o ex-governador Daniel Pereira; Podemos o deputado federal Léo Moraes; Psol/Rede, Pimenta de Rondônia, PL o senador Marcos Rogério. Daniel, Rogério e Rocha já definiram os vices, Anselmo de Jesus, Flávia Lenzi e Sérgio Gonçalves, respectivamente.
Senado – O candidato da Frente Democrática para o Senado é Acir Gurgacz, que buscará a segunda reeleição. O PP tem a deputada federal e presidente regional do partido, Jaqueline Cassol na disputa da única das três vagas ao Senado e o PL o empresário de Vilhena, Jaime Bagattoli. Dentre os cinco candidatos com maior possibilidade de vitória, somente o Podemos, de Léo Moraes não tem nomes a vice e ao Senado, que deverão ser apresentados até o próximo dia 15. Psol e Rede definiram Pimenta de Rondônia (Psol) para governador e Michele Tolentino (Rede) a vice. O Republicano, que está fechado com o União Brasil, tem a deputada federal Mariana Carvalho, que está no segundo mandato concorrendo ao Senado. O partido está fechado com Rocha.
Lideranças – Rondônia tem hoje três dos candidatos, ou pré-candidatos –porque o prazo para registro terminará no próximo dia 15, mas as convenções já foram realizadas no período de 20 de julho a 30 de agosto– que apoiam o presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição. Marcos Rogério, do PL, Marcos Rocha, do União Brasil e Ivo Cassol, do PP, que chegou na última hora e conseguiu viabilizar seu nome à sucessão estadual compõe o trio pró-Bolsonaro. Não se tem dúvidas, que teremos eleições a governador em dois turnos em Rondônia. Os nomes aprovados em convenções indicam, que Rocha, Rogério ou Cassol disputam uma das vagas ao segundo turno. Já Daniel Pereira é do grupo de partidos, simpáticos ao ex-presidente Lula da Silva, do PT, que compõe a Frente Democrática no Estado.
Equilíbrio – A princípio se esperava que Rocha e Rogério estariam envolvidos numa luta ferrenha para conseguir a vaga do centro-direita para segundo turno. A chegada repentina de Cassol, que estava inelegível provocou um abalo no segmento e está muito difícil saber, quem está com maiores chances de chegar ao segundo turno. Pesquisas para consumo interno, sérias e não para satisfazer grupos podem apontar com um mínimo de segurança a real situação. A certeza é que, dos três, um irá para o segundo turno. E que Daniel Pereira, da FD, navega com certa tranquilidade nas águas do segundo turno à espera do adversário, hoje indefinido. Quem negociar melhor no segundo turno e somar forças será o futuro governador, por enquanto, uma enorme interrogação.
Agro - A Confederação Nacional de Agricultura (CNA) projeta colocar na quarta-feira (10), mais de três mil produtores rurais no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, durante o ato de entrega do documento conhecido como “Encontro Nacional do Agro” revelando aos candidatos à presidência da República, senadores, deputados federais e estaduais a insatisfação do setor produtivo com a política desenvolvida pelo governo federal. Acompanha a caravana de Rondônia, o jornalista, José Luiz Alves, que produzirá matérias jornalísticas para o “Diário da Amazônia”, RONDONIA DINÂMICA e Rede TV! Rondônia. O evento por sua oportunidade e importância no contexto econômico, por certo, “vai marcar nos meios produtivos”, diz Hélio Dias, presidente da Federação Rural de Rondônia.
Respigo
Erramos. Na Opinião postada no sábado (6) com o título “Política é como nuvem. Você olha está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”, o nome correto da vice do senador Marcos Rogério (PL) é Flávia Lenzi, e não Flávia “Caetano”, como foi publicado +++ Fica a correção. Desculpe a nossa falha +++ O jovem suplente de deputado estadual, Aziz Rahal, do Patriota esteve na última semana em Porto Velho. Aziz mantém contatos com amigos trabalhando numa pré-campanha em busca de parcerias para o projeto político de concorrer a uma das vagas na Assembleia Legislativa nas eleições de outubro próximo. Para quem estava acostumado às temperaturas elevadas em Rondônia, sempre acima de 30 graus e sensação térmica de até 39 graus ficou surpreso com a chuva amena em Porto Velho, na madrugada e manhã de hoje (8) +++ Por volta das 12h os termômetros registravam 27 graus. E sensação térmica de 29 graus +++ A Escola do Legislativo, mantida pelos deputados estaduais e comandada pelo diretor-geral Fábio Ribeiro reiniciou as aulas na sua sede em Porto Velho, na manhã de hoje (8). Estão sendo ministrados cursos de Oratória, Atendimento ao Público e de Fotografia a dezenas de alunos +++ Os cursos têm duração de 20 horas/aula e atendem servidores da Ale-RO e de outros órgãos públicos (federal, estadual e municipal). Mais de 100 alunos participam dos cursos, que serão encerrados na sexta-feira (12) com entrega de certificados de conclusão.