Publicada em 15/08/2022 às 14h28
Candidaturas – O prazo máximo para registro das candidaturas a cargos eletivos que serão disputados em outubro próximo encerra às 19h de hoje (15). Os eleitores brasileiros votam nas eleições gerais para o 1º turno em 2 de outubro e segundo turno no dia 30 de outubro. A única da três vagas ao Senado dos Estados e Distrito Federal será definida no 1º turno, assim como os deputados federais e estaduais. Somente os cargos de presidente da República e governadores têm chances de eleições em dois turnos, caso no primeiro, nenhum dos candidatos consigam 50% mais um dos votos válidos. Presidência da República e governo de Rondônia certamente terão eleições em dois turnos.
Governador/senador – O assunto predominante na política estadual é a candidatura do ex-governador Ivo Cassol (PP) à sucessão estadual. Ele estaria inelegível, mas está com liminar contestando a inelegibilidade a ser analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que garante, por enquanto, a sua candidatura a governador. A liminar estava pautada para a última semana, mas o ministro Alexandre de Moraes, pediu vistas e foi retirada de pauta. O pedido de vistas do ministro não quer dizer, que o julgamento seja encaixado na pauta desta semana, pois tem prazo para que seja analisado e posteriormente liberado para o plenário. A situação do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que entrou com liminar, a exemplo de Cassol é bem diferente e já foi definido como inelegível, por isso o pedido de registro de candidatura ao Senado da Frente Democrática (PT/PCdoB/PV/Solidariedade/PSB/PDT) do ex-conselheiro do Tribunal de Contas (TC) de Rondônia, Benedito Alves.
Senador – Os nomes que estarão compondo a FD de Rondônia para os cargos majoritários (governador e senador) estão definidos há tempos. O ex-governador Daniel Pereira (SDD) e o ex-deputado federal, Anselmo de Jesus (PT) estão efetivados como candidatos a governador e vice, respectivamente. Com o impedimento de Acir, Benedito é quem ocupa a vaga ao Senado tendo como 1ª suplente a empresária Ana Gurgacz, esposa do senador Acir, que lutou com tudo o que tinha de direito, para viabilizar uma candidatura à reeleição, mas não conseguiu.
Candidaturas – O prazo online para registro de candidaturas às eleições deste ano terminou. O presencial termina às 19h de hoje. Foram encaminhados pedidos de registros dos candidatos Valclei Queiroz (Agir), Marcos Rogério e Flávia Lenzi de vice, ambos do PL; Ivo Cassol governador e José Genaro de vice, os dois do PP; Pimenta e Rondônia e Michele Tolentino (Psol-Rede), e Marcos Rocha/Sérgio Gonçalves (União Brasil). São aguardadas as solicitações de registros de Léo Moraes (Podemos) e Daniel Pereira (Frente Democrática). A FD já tem os nomes de Daniel e Anselmo, a governador e vice, respectivamente, mas Léo Moraes, ainda, não havia definido, o candidato a vice do grupo, que tem o PSD do deputado federal Expedito Netto, que concorre à reeleição, e de Expedito Júnior, a senador, inclusive com o 1º suplente definido, o advogado Andrey Cavalcante. O segundo suplente virá de Vilhena, um empresário, mas até o fechamento da coluna o nome não havia sido divulgado.
Votação – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) unificou o horário de votação nas eleições de 2022. Todos os Estados, indiferentes de fusos horários seguirão o fuso de Brasília, das 8h às 17h. Acre, das 6h às 15h; Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso: das 7h às 16h no horário local; Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minhas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco (exceto Fernando de Noronha), Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins: das 8 às 17h no horário local; Fernando de Noronha: das 9h às 18h no horário local.
Respigo
Várias ruas às imediações do conjunto habitacional Pequiás (I e II), em Porto Velho, após muitas solicitações tiveram parte dos buracos fechados pela prefeitura. O serviço foi bem mal feito, pois somente parte da buraqueira recebeu o tapa-buracos +++ A partir de amanhã (16) estará liberada a propaganda eleitoral aos candidatos a cargos eletivos este ano. Até 30 de setembro está assegurada a divulgação paga, desde que obedecidas as normas, na imprensa escrita e versão digital de anúncios e propaganda eleitoral +++ Os pedintes que estão em todos os semáforos de Porto Velho terão que dividir espaços com as “formiguinhas” dos candidatos a cargos eletivos este ano. Seria uma boa oportunidade para que esse povo, boa parte saudável e em condições de trabalhar seja utilizado pelos candidatos na campanha eleitoral +++ Hoje foi aberto curso de Liderança em Alta Performance na Escola do Legislativo, a escola dos deputados, na sua sede em Porto Velho. O curso tem duração de 20 horas/aula e está sendo ministrado no período da manhã (8h às 12) com encerramento para sexta-feira (19).