Publicada em 25/08/2022 às 08h56
Mísseis russos atingiram a província de Kiev, na Ucrânia, na madrugada desta quinta-feira (25), dia seguinte às comemorações pelos 31 anos da independência do país.
Segundo o governador Oleksiy Kuleba, pelo menos dois projéteis caíram no distrito de Vyshhorodskyi, nos arredores da capital Kiev. Até o momento, não há registro de mortos nem de danos a edifícios residenciais.
Nos últimos dias, o governo da Ucrânia alertou para um possível recrudescimento dos bombardeios russos em função das celebrações pela independência, o que fez a prefeitura de Kiev proibir aglomerações públicas até esta quinta.
No início da guerra, em fevereiro, a Rússia chegou a ensaiar um assalto à capital, mas recuou diante da resistência ucraniana e passou a se concentrar no chamado Donbass, território do leste onde ficam as províncias de Donetsk e Lugansk.
Essa mudança de estratégia fez com que a província e a cidade de Kiev fossem relativamente poupadas nos últimos meses, permitindo constantes visitas de líderes estrangeiros e até o retorno de milhares de pessoas que haviam fugido.