Publicada em 01/08/2022 às 13h49
Avante – O partido presidido no Estado pelo deputado estadual Jair Montes realizará a convenção, para escolha dos candidatos a cargos eletivos nas eleições gerais de outubro próximo na sexta-feira (5), prazo final, a partir das 13h. A convenção, que a princípio estava marcada para a Assembleia Legislativa (Ale) mudou de local e será nas dependências da Unopar, que são mais amplas. Segundo Jair Montes, que é pré-candidato à reeleição, o partido irá confirmar a pré-candidatura do ex-juiz de Direito e produtor rural, Léo Fachin ao Senado, e terá nominatas para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Além de trabalhar o nome de Fachin ao Senado, o Avante tem como meta eleger um deputado federal e garantir duas vagas no legislativo estadual. A tendência do partido é apoiar a reeleição de Jair Bolsonaro (PL) a presidente da República.
Eleições – Nas últimas semanas a Frente Democrática (FD) passou por várias mudanças na sua composição, inclusive de candidatos aos cargos majoritários. A princípio o pré-candidato a governador era o advogado e professor universitário, Vinícius Miguel, do PSB. A FD era composta pelo PT, PSB, PCdoB, PV, Solidariedade, Psol e Rede. A confirmação de Vinícius a governador tendo como vice o presidente regional do PT e ex-deputado federal Anselmo de Jesus, afastou Psol e Rede, que bateram em retirada. Após negociações ambos concordaram em retornar, mas tudo foi desfeito com a chegada, na última semana, do PDT e já indicando o nome do pré-candidato ao Senado, Benedito Alves, ex-conselheiro do Tribunal de Contas (TC) de Rondônia. O primeiro pré-candidato da FD ao Senado era Ramon Cujuí, presidente do PT de Porto Velho.
Eleições II – Os cargos de governador e vice já estavam previamente definidos e foram confirmados na convenção realizada no domingo (31) em Porto Velho. Daniel Pereira irá disputar a sucessão estadual tendo como vice, o ex-deputado federal Anselmo de Jesus, presidente regional do PT. O candidato ao Senado da Frente Democrática também está definido (Benedito Alves), assim como dos dois suplentes, que complementam a chapa: a empresária Ana Gurgacz, esposa do senador e presidente regional do PDT, Acir Gurgacz, na primeira suplência, e o professor Francisco Pantera (PCdoB) como segundo suplente. Também foram compostas as chapas dos candidatos à Câmara Federal e Assembleia Legislativa. As convenções serão encerradas na sexta-feira (5), mas os partidos têm até o próximo dia 15, para registrarem as candidaturas aos cargos majoritários e proporcionais.
Ariquemes – Provavelmente o município de Ariquemes terá o maior número de candidatos à Câmara Federal, com potencial de votos, já comprovado em eleições anteriores, na busca das oitos vagas, que estarão na disputa nas eleições deste ano. Hoje Ariquemes e região já tem um deputado federal, Lucas Follador (PSC-RO), que era suplente e assumiu, porque Mariana Carvalho, titular do cargo se licenciou, para concorrer às eleições deste ano ao Senado, para a única das três vagas de cada Estado e do Distrito Federal. Follador é pré-candidato à reeleição e tem como adversários diretos o ex-deputado estadual Tiziu Jidalías e o ex-prefeito de Ariquemes, Thiago Flores, ambos do MDB. Ariquemes já tem Confúcio Moura senador, e sua irmã Cláudia, que está no mesmo partido, que é pré-candidata ao Senado.
Psol/Rede – No apagar das luzes da convenção da Frente Democrática (FD) ocorreu mais uma mudança na composição do grupo, que era composto por sete partidos (PT, PSB, PCdoB, PV, Solidariedade, Psol e Rede). A entrada do PDT provocou a saída do Psol e da Rede, que montaram chapa majoritária para disputar a sucessão estadual nas eleições deste ano. O presidente do diretório do Psol de Rondônia, empresário Pimenta de Rondônia é nome na parceria com a Rede, partido que terá Michele Tolentino, turismóloga e socioambientalista, a vice. O programa de governo do Psol/Rede tem como prioridades a geração de empregos e renda, combate à fome, a pobreza, a violência e ao meio ambiente, dentre outras prioridades. Até o prazo final para registros das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o próximo dia 15 poderão ocorrer mudanças nas chapas, apesar de já, pré-definidas.
Respigo
O PSC de Rondônia é exemplo em organização. O partido é o primeiro a requisitar registro de candidaturas à justiça eleitoral +++ A agremiação já tem os 25 nomes de candidatos a deputado estadual e nove a deputado federal. Todos já receberam a garantia de regularização e o CNPJ de campanha e os respectivos nomes e números +++ O secretário estadual do PSC, José “Shallow” Reginaldo disse que a organização “é o principal caminho para a melhor política. O deputado Luizinho Goebel é uma das lideranças do PSC de Rondônia +++ A expectativa de renovação na Assembleia Legislativa (Ale-RO) nas eleições deste ano está em torno de 60%, segundo especialista da área. Dos 24 deputados, quatro estão fora da reeleição. Na capital e interior é grande o número de vereadores bem identificados com o eleitorado. E com chances de se elegerem ao parlamento estadual +++ Anderson Pereira (PRB-PVH) e José Lebrão (União Brasil-São Francisco do Guaporé) são pré-candidatos a deputado federal e fora do processo de reeleição; Alex Silva (PRB) e Geraldo da Rondônia (PSC-Ariquemes) estão descartados, por opção e impedimento legal, respectivamente. Os demais estarão disputando a reeleição em busca de mais um mandato.