Publicada em 26/08/2022 às 09h15
Em reunião realizada nesta quinta (25) na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), diversas entidades federais estiveram, a convite do próprio Sebrae, reafirmando a intenção em seguirem juntos promovendo oportunidades junto ao setor produtivo da Amazonia Legal.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), enviaram seus executivos técnicos para debaterem com o Sebrae em Rondônia estratégias para superar os desafios amazônicos em busca do desenvolvimento sustentável da região. Governo de Rondônia, Associação dos Sebraes da Região Norte e Fiero também estavam presentes.
Pelo MAPA, a secretária executiva adjunta , Mara Marlene Papini, observou que tem no Sebrae um grande parceiro, inclusive que tem apoiado as iniciativa da Superintendência Federal de Agricultura no Estado para promover eventos e ações que impactam diretamente o empreendedor rural.
Já Essio Lanfredi Neto, representando a Apex Brasil que recentemente correalizou um grande encontro empresarial em Israel, em missão Internacional realizada pelo sebrae em Rondônia, as intenções seguem para promover a cultura da internacionalização, especialmente dos produtos amazônicos.
E, pelo MDR, Sandra Holanda, Secretária Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano colocou o ministério à disposição de ações que possam mitigar as desigualdades. O MDR já tem iniciativas desenvolvidas com o Sebrae, a exemplo das Rotas de Integração Nacional, relacionando as cadeias produtivas prioritárias com estratégias de desenvolvimento.
Na pauta da reunião, projetos e ações de cada instituição foram apresentados: MAPA, MDR, APEX, além do próprio Sebrae, Secretaria Estadual de Agricultura, representada pelo seu secretário Janderson Dalazen. Marcelo Thomé, representando a Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero) e Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, apresentou a atuação das entidades que representa.
Os projetos e ações foram discutidos para identificar as conexões entre os envolvidos e sobretudo o que é aderente à Amazônia. Estabelecendo parcerias e sinergia entre as instituições. Temas convergentes como bioeconomia, agronegócio sustentável, a imagem da Amazônia e sobre o protagonismo amazônida foram recorrente entre todas as instituições presentes.
ABASE NORTE
Presentes também á agenda, a Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais da Região Norte (Abase Norte), hipotecando apoio às iniciativas que promovam competividade dos Pequenos negócios na Amazônia. O presidente da Abase Norte Rubens Magno, do Sebrae no Pará esteve participando da importante agenda.