Publicada em 01/08/2022 às 16h01
Escolhida pelo MDB para concorrer à Presidência da República na eleição de outubro, a senadora Simone Tebet anunciou nesta segunda-feira (1º) que terá chapa puramente feminina. Na declaração, porém, ela não divulgou quem será a sua dupla na disputa.
"É por isso que eu quero aqui anunciar para as senhoras e aos senhores, que pela vez, provavelmente a primeira vez na história da República do Brasil, nós teremos uma chapa pura para candidato à Presidência da República. A minha vice será mulher", disse Tebet, em evento da Fiesp com presidenciáveis, em São Paulo.
A cotada para vaga é a também senadora Mara Gabrilli, do PSDB, conforme antecipado pelo repórter Ricardo Abreu no blog do Camarotti. O anúncio oficial deve ocorrer nesta terça (2).
Apesar de Tebet falar em ineditismo em uma chama puramente formada por mulheres, o PSTU anunciou no sábado (30) a candidatura exclusivamente feminina para à Presidência: Vera Lúcia como cabeça de chapa e a indígena Kunã Yporã no posto de vice.
Durante sua fala, a presidenciável disse que teve que "enfrentar caciques do nosso partido" para confirmar sua candidatura. Ela criticou um grupo de lideranças do MDB que declarou apoio ainda no 1º turno ao ex-presidente Lula, candidato do PT.
"Não é fácil para uma mulher enfrentar o meu partido, o maior partido do Brasil, quando outros candidatos querem nos puxar o tapete. 'Vamos tirar Simone porque queremos ganhar no primeiro turno', 'Vamos tirar Simone porque ela pode ser competitiva'", afirmou a senadora.