Publicada em 12/08/2022 às 13h21
As secretarias municipais de Assistência Social e Família (Semasf) e de Saúde (Semusa) promovem ação itinerante na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Distrito de Nova Londrina, para atualizar e incluir o cadastro de gestantes no Programa Mamãe Cheguei. Os servidores da Semasf, em parceria com a Semusa, estarão, na próxima segunda-feira (15), das 8 às 13h, realizando o atendimento no local.
O Mamãe Cheguei concede kits enxoval às grávidas cadastradas, que estão em situação de vulnerabilidades social e econômica, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) ou pelo Cadastro Único (CadÚnico), realizado pelos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) e Especializado de Assistência Social (Creas).
Para a coordenadora do programa, Vanuza Fernandes, houve a necessidade de realizar uma ação para incluir novas mamães e também para atualizar dados das que já estão inclusas e são atendidas. Segundo ela, o Distrito de Nova Londrina não tem uma unidade do Cras e a atividade vem para auxiliar as gestantes que realizam o pré-natal na UBS.
Para atualizar ou incluir o cadastro, as grávidas devem levar documento de identificação (RG, habilitação ou carteira de trabalho), CPF, cartão pré-natal e estar com o CadÚnico atualizado (para quem possuir). Gestantes que já fazem parte dos programas sociais como Auxílio Brasil e Criança Feliz também podem participar do Programa Mamãe Cheguei.