Publicada em 09/08/2022 às 12h53
O projeto que reúne as ação de divulgação e transmissão da V Mostra Cultural do Poder Judiciário foi eleito como o segundo melhor do país na categoria Comunicação Interna, do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça – Conbrascom, com trabalhos de assessorias de comunicação de tribunais superiores, federais, estaduais, ministérios públicos e defensorias de todo o país. O Tribunal Superior Eleitoral – TSE foi o vencedor na categoria em que o TJRO foi finalista, com o projeto AconTSE.
Este ano, 301 trabalhos foram inscritos para o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (PNCJ), um recorde de concorrentes. A campeã de inscritos foi a categoria Comunicação Interna, com 42 projetos, dentre eles o TJRO, que apresentou os talentos do Judiciário que compuseram a mostra cultural do ano de 2021, a primeira após dois anos de suspensão, por conta da pandemia.
O case da CCOM do TJRO é composto de vídeos com os artistas, divulgação nas redes sociais, cobertura jornalística e assessoria à imprensa, assim como a transmissão ao vivo dos espetáculos, apresentados no Teatro Palácio das Artes.
Formação e benchmarking
A premiação é a parte final da programação do Congresso que reuniu representantes de entidades do sistema de Justiça brasileiro, no Rio de Janeiro, de 4 a 6 de agosto. Os congressistas participaram de uma visita ao projeto Circuito de Favelas por Direitos, da Defensoria Pública fluminense, nos complexos da Maré, do Alemão e da Penha. A palestra de abertura, comunicação e democracia, foi apresentada pela premiada jornalista Eliane Brum. A desembargadora Andréa Pachá, do TJRJ, a jornalista Aline Midlej, da Globo News, a influencer indígena Lídia Guajajara, o comunicador popular Thainã Medeiros e a juíza Flávia Carvalho, do TJSP e auxiliar do Supremo Tribunal Federal, participaram dos painéis de debate. Também compuseram as atividades do Conbrascom a realização de oficinas de Podcast e Comunicação de Dados; e reuniões setoriais, nas quais os ramos do Judiciário, MPs e defensorias se reuniram para discutir aspectos comuns do cotidiano de trabalho, trocar boas práticas e estreitar o relacionamento interinstitucional.
TJRO
O Judiciário de Rondônia foi representado pelos jornalistas Ana Lídia Daibes, Simone Norberto e Adriel Diniz, da Coordenadoria de Comunicação Social; Gustavo Sanfelici, da Ascom da Escola da Magistratura; e Yonara Werri, da Ascom da Corregedoria-Geral da Justiça. Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho e Defensoria Pública do Estado também enviaram representantes ao congresso. O TJRO já venceu 15 categorias do Conbrascom, desde 2011, quando foi finalista pela primeira vez.