Publicada em 26/09/2022 às 21h12
O Ano em Revista do ArchDaily (Blog de Arquitetura, Urbanismo e Design) diz algo que é muito verdadeiro: "As pessoas reconheceram que a maior parte de seu tempo seria passado dentro de casa, então decidiram adaptar seus espaços de vida e de trabalho de acordo". Isto junto com o fator Covid-19 e o tempo que nos fez permanecer como humanidade dentro de casa levou a pessoas que não estavam tão atentas ao design de interiores agora valorizando este modo de vida. Daí a necessidade de trazer estas seis tendências para que todos conheçam as últimas novidades em design de interiores.
Estas 10 ideias correspondem à tendência, porém, no design de interiores não há verdade absoluta ou um único caminho, ou seja, se você tem estas mesmas idéias ou outras, a melhor coisa a fazer é modelá-las antes de realizá-las para que você possa ver o resultado de seu plano. Para isso, existem softwares de projeto que ajudam a criar planta baixa para que você possa ter uma ideia de seus planos.
Interiores biofílicos
Este tipo de projeto nasce de uma mistura de urbanismo e da atualidade dos interiores e da natureza de hoje. Esta tendência tem sido apoiada por arquitetos, teóricos, cientistas e profissionais de design como uma forma de reconectar os cidadãos do mundo com a natureza, que tem sido cada vez mais relegada graças às novas tendências nas grandes cidades.
Iluminação
Quer seja luz artificial ou natural, a iluminação é algo que todas as casas de hoje deveriam ter por causa dos benefícios que ela traz tanto estética quanto funcionalmente. Dizemos isto porque melhora nossas atividades e nossas capacidades, porque pode prevenir problemas de saúde porque afeta nosso humor e porque é benéfico de acordo com as leis de atração.
Interiores de concreto cru e inacabado
Esta tendência está na moda há alguns anos, graças à mistura entre a simplicidade e elegância do lar e a sensação rústica do concreto e de outros elementos industriais.
Cores vibrantes e superfícies refletoras
Assim como recentemente a moda em roupas era o uso de cores brilhantes e cintilantes, agora é hora do design de interiores. As cores mais usadas neste tipo de design de interiores, conhecidas como "efeito caleidoscópio", são verde aipo, azul-marinho, lilás, roxo ou amarelo. Com relação às superfícies refletoras, nós as vemos em mesas, janelas, espelhos e até mesmo em combinações delas usando figuras geométricas. Esta tendência entrou em vigor porque gera autenticidade nas casas onde é utilizada.
Curvas
Ao longo da história temos visto como as paredes de nossas casas são planas porque é isso que é conhecido. No entanto, isto agora é coisa do passado, pois as curvas agora fazem parte da tendência. Cada vez mais os exteriores são redondos ou em forma de "S", tornando estes edifícios mais dinâmicos e fluidos.
Cores do pastel
Algo que combina perfeitamente com a iluminação interior é a cor pastel. Estes desenhos são diametralmente opostos ao "efeito Caleidoscópio", mas são, no entanto, amplamente utilizados porque mostram amplitude e criam calma.