Publicada em 21/09/2022 às 14h07
Senado – O senador Acir Gurgacz (PDT), candidato à reeleição, após muita indecisão, porque estava inelegível em razão de uma sentença das mais questionáveis do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, agora está em condições de concorrer. Segundo decisão do ministro, Acir cumpriu a totalidade da pena por desvio de finalidade na aplicação de financiamento obtido em instituição financeira oficial, quitado integralmente pelo senador. Moraes ressaltou que o parlamentar cumpriu os requisitos da Lei de Execuções Penais para reduzir (remir) parte do tempo de execução da pena por trabalho ou estudo. No total, foram abatidos 281 dias, em razão de horas trabalhadas e da realização de cursos profissionalizantes. Como Gurgacz já cumprira três anos, oito meses e 19 dias, o relator constatou que a pena privativa de liberdade já tinha sido devidamente cumprida.
Prejuízo – Acir compõe a Frente Democrática (FD), que além do PDT tem o PT, PCdoB, PV, PSB e o SD, e tem como candidato o ex-governador Daniel Pereira (SD), que concorre à sucessão estadual tendo como vice o ex-deputado federal Anselmo de Jesus (PT). A princípio tinha Daniel como candidato ao Senado e o advogado Vinícius Miguel (PSB) candidato ao governo, que desistiu e concorre a deputado federal. Daniel assumiu a condição de candidato a governador e Acir à reeleição. Como não tinha conseguido registrar a candidatura Acir abriu mão para o 1º suplente, ex-conselheiro do Tribunal de Contas (TC) de Rondônia, Benedito Alves. Repentinamente Acir resolveu recorrer, concorrer e ficou sem Benedito, que desistiu e o senador agora tem a candidatura liberada. Os prejuízos são enormes, porque Acir ficou sem a pré-campanha e tem pouco mais de uma semana para consolidar sua candidatura à reeleição. É o fim da rosca...
PSB – O partido presidido em Rondônia pelo deputado federal Mauro Nazif tem interessante, e salutar, disputa interna. Mauro é político experiente, já foi vereador e prefeito de Porto Velho, deputado estadual, deputado federal (terceiro mandato) e busca o quarto. Tem como companheiro de partido o advogado e professor universitário, Vinícius Miguel, que foi candidato a governador em 2018, não se elegeu, mas somou mais de 70 mil votos em Porto Velho. Nas eleições a prefeito da capital ficou na terceira colocação, e não disputou o segundo turno por cerca de 2 mil votos, que somou a mais a ex-vereadora Cristiane Lopes (PP), derrotada por Hildon Chaves (PSDB), que se reelegeu e foi o mais bem votado no primeiro turno.
PSB II – Nos bastidores da política as apostas são para saber quem chegará na frente na disputa entre a velha e a nova guarda na política regional. Nazif é um dos políticos mais experientes do Estado. Nas eleições de 2018 se elegeu com 30.399 votos, sétimo colocado das oito vagas que Rondônia tem na Câmara Federal, após ter perdido a reeleição a prefeito de Porto Velho, em 2016, quando ficou na terceira colocação. Segundo os especialistas em matemática, serão necessários entre 80 mil a 100 mil votos para se eleger um deputado federal, desde que o partido cumpra o quociente eleitoral e a cláusula de barreira. Vinícius desistiu de uma candidatura, viável, mas difícil, a governador pela FD, para garantir ao partido a garantia da vaga no Congresso Nacional. Resta saber, quem será o mais bem votado: Nazif ou Vinícius?
Federal – A disputa pelas oito vagas de Rondônia na Câmara Federal promete ser das mais acirradas. Os cinco que são candidatos à reeleição estão preparados para a busca de um novo mandato, mas a concorrência é grande. Ariquemes tem três candidatos fortes, um deles, Lucas Follador (PSC), suplente que assumiu com a licença de Mariana Carvalho (PRB), que se licenciou para concorrer ao Senado. O MDB tem dois nomes expressivos, o ex-prefeito Thiago Flores e o ex-deputado estadual Tiziu Jidalías. Lucas estava suplente, mas somou 26.656 votos e Tiziu, que computou mais votos, 28.577, mas devido a legenda não assumiu com a licença, das mais elogiáveis de Mariana, que demonstrou, como sempre, coerência e respeito com o eleitorado. A busca dos votos para federal na região de Ariquemes é das mais renhidas.
Respigo
Servidores da Assembleia Legislativa (Ale) com o sorriso de orelha a orelha na manhã de hoje (21). É que o pagamento de setembro, programado para amanhã (22), já estava na conta na manhã desta quarta-feira +++ Foi aprovada em plenário intervenção do Conselho Estadual de Saúde (CES) no Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Porto Velho. A intervenção ocorre devido a uma série de irregularidades constatadas pelo CES inclusive erro em edital de chamamento público de entidades +++ Foi eleita uma comissão para acompanhar os trabalhos. Assinaram o documento os conselheiros Robson machado Yaluzan, Raimundo Nonato, Denise Limeira e Rosana Nascimento +++ Sem chuvas apesar de já estarmos no inverno amazônico (chuvas) a temperatura normal em Rondônia (cerca de 35 graus) aumenta. Hoje (21), por volta das 12 h os termômetros registravam 36 graus, sensação térmica de 41 graus e umidade do ar 39%.