Publicada em 09/09/2022 às 15h53
O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional - Idep intensifica o incentivo à realização de feiras de empreendedorismo em cursos que haja produção, por parte dos seus alunos.
Entre os cursos que podem realizar esse evento estão: Panificação e Confeitaria, no qual é elaborado cupcakes, pães integrais e pães caseiros; Doces, Biscuit, Artesanato em Tecido (Fuxico), Bordado, Empreendedorismo e Microempreendedor Individual - MEI.
Pimenta Bueno, onde está localizado o Centro Técnico de Educação Rural - Centec Abaitará deverá sediar uma dessas feiras de empreendedorismo, na conclusão de cursos, que o município realizará graças a um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o Idep.
A primeira-dama Cíntia Araújo, que ocupa o cargo de secretária de Assistência Social e Trabalho do Município se reuniu com a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira e com a diretora da Escola Técnica Estadual - Etec, Sylvana Ventura para conhecer a proposta pedagógica, que visa fomentar a cultura empreendedora.
Cíntia Araújo informou que Pimenta Bueno conta com ações que viabilizam a qualificação da mão de obra local, mas a parceria com o órgão gestor da educação profissional em Rondônia representa um grande avanço por viabilizar dezesseis cursos em diferentes modalidades. “É um convênio de magnitude”, definiu.
Sobre a ideia das feiras de empreendedorismo, ela destacou: “Fui surpreendida com essa notícia maravilhosa porque no término dos cursos, vamos dar a oportunidade e visibilidade para que os alunos possam mostrar o que aprenderam, gerando renda para famílias e motivando o comércio”.
Fomentar o empreendedorismo é um dos princípios do projeto pedagógico do Idep, cuja presidente ressalta que antes de incentivar o estudante a empreender, é necessário lhe oportunizar uma qualificação profissional. “É importante o empreendedor ter uma competência e habilidade técnica, conhecendo o setor, no qual irá atuar”, defende a professora, ressaltando que a feira de empreendedorismo vai oportunizar a experiência para que os cursistas conheçam peculiaridades do mundo dos negócios.