Publicada em 29/09/2022 às 15h08
A atriz Luana Piovani compartilhou um vídeo no Instagram nesta quinta-feira (29) para contar aos seus seguidores que está na menopausa. A artista de 46 anos resolveu falar mais sobre essa fase que está vivendo. Ela é mãe de três filhos com o ex-marido Pedro Scooby, surfista e ex-BBB.
A atriz começou citando sua personagem na novela da emissora portuguesa SIC chamada “Sangue Oculto”. “Olá, meus amores! Bom dia! Tudo bem? Estou aqui de Dra. Vanda e vim bater um papinho rápido com vocês sobre os meus próximos posts. Bom, o assunto é o seguinte, sendo bem direta: menopausa. Eu tenho 46 anos, acabei de fazê-los, mas já estou na menopausa e não estou falando de pré-menopausa, estou falando de menopausa mesmo. Fiz os meus exames de sangue e constatei que estou na menopausa, o que tem uma vantagem ótima: a gente não precisa mais ficar usando fralda todo mês”, contou.
“Porém tem consequências chatas. Eu, por exemplo, estou passando agora por aquelas crises de calor. Já comecei a me medicar porque não dá para fazer novela no verão europeu com essas camisas de seda tendo crises de calor. Já estou tomando a minha testosteronazinha na medida para me ajudar e realmente está me ajudando, está amenizando”, explicou.
A artista contou que, segundo sua mãe, os sintomas ainda podem piorar. “A minha santa mãe disse que tudo está só por começar, que ainda vem outras coisas bastante chatas aí no futuro. Por enquanto, estou só com essas crises de calor. E, coincidentemente, sigo a Naomi Watts [atriz anglo-australiana, de 54 anos] e a Michelle Pfeiffer [atriz norte-americana, de 64 anos] e elas têm falado muito sobre menopausa. Tudo bem que elas estão 10, quase 15 anos na minha frente. Mas por conta dos posts delas eu resolvi abordar esse tema com uma outra cara, uma outra roupagem”, explicou.
Na legenda da publicação, Luana disse: “Menopausa: Corresponde ao fim das menstruações espontâneas e pode ser confirmada após 12 meses consecutivos sem qualquer período menstrual. Trata-se de um processo biológico natural e perfeitamente normal da vida da mulher. Este período assinala o fim da fertilidade. Calma que não acabou… O cérebro, pele, músculos e emoções são afetados pela queda dos níveis de estrogênio; ondas de calor, suores noturnos, problemas de sono, ansiedade, mau humor e perda de interesse por sexo são comuns. Problemas na bexiga e secura vaginal também são normais durante esse período. Eu não quero passar isso sozinha. Bora dividir para multiplicar?”.