Publicada em 26/09/2022 às 10h48
A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - Semdes, intensifica ações da Campanha do Sinal Vermelho contra à violência doméstica.
A campanha tem como objetivo oferecer um canal silencioso, permitindo que mulheres vítimas de violência doméstica se identifiquem nos estabelecimentos, a partir daí, sejam auxiliadas e tomadas as devidas providências. É uma atitude relativamente simples, que exige dois gestos apenas: para a vítima, fazer um X nas mãos; para o estabelecimento, uma ligação.
O protocolo é, de fato, simples: com um “X” vermelho na palma da mão, que pode ser feito com caneta ou mesmo um batom, a vítima sinaliza que está em situação de violência. Com o nome e endereço da mulher em mãos, os atendentes dos estabelecimentos deverão ligar, imediatamente, para o 190 e reportar a situação.
Esta campanha possui 04 (quatro) fases:
01 fase: capacitação dos integrantes da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, que acontecerá no dia 27/09, no auditório da OAB, às 8 horas.
02 fase: mobilização e sensibilização da sociedade e estabelecimentos públicos e privados, com distribuição de materiais gráficos. Essa fase acontecerá nos meses de outubro, novembro e dezembro.
03 fase: Audiência Pública para debate sobre a campanha do sinal vermelho contra a violência, que acontecerá no dia 13/10, no auditório da ACIA, às 8 horas.
04 fase: marcha em alusão ao Dia Internacional de Luta contra a Violência sobre a Mulher, ponto de concentração Praça da Vitória, às 8 horas.
A campanha conta com o apoio da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, Ministério Público, Conselho Municipal do Direito da Mulher, Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia) e ONG SOS Da Vida.