Publicada em 08/09/2022 às 14h47
Tendo em vista a vital importância da água de boa qualidade e a possibilidade de ocorrer a sua escassez em várias regiões do planeta, num futuro bem mais próximo do que muitos imaginam, esse problema tornou-se uma das maiores preocupações de especialistas e autoridades no assunto.
As bacias, principalmente as de cabeceiras, devem ser tratadas como algo de mais importante que existe em uma propriedade, pois são elas as responsáveis pela existência das nascentes que, por sua vez, são fontes de água valorosas para a humanidade.
Uma nascente, também conhecida como olho d’água, mina d’água, fio d’água, cabeceira e fonte, nada mais é que o aparecimento, na superfície do terreno, de um lençol subterrâneo, dando origem a cursos d’água.
As nascentes são fontes de água que surgem em determinados locais da superfície do solo e são facilmente encontradas no meio rural. Elas correspondem ao local onde se inicia um curso de água (rio, ribeirão, córrego), seja grande ou pequeno.
As nascentes (ou mananciais) se formam quando o aquífero atinge a superfície e, consequentemente, a água armazenada no subsolo jorra (mina) na superfície do solo.
O Município de Pimenta Bueno em parceria com a EMATER e Pesquisador Jorge Valdemir estiveram recuperando uma nascente na Propriedade do Sr. Messias no Setor Casulo em Pimenta Bueno, a proposta foi recuperar a nascente para poder atender as famílias com água de qualidade.
“Este projeto ira servir como projeto piloto para a recuperação de nascentes dentro do nosso município” reforçou o Secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Pimenta Bueno.
O pesquisador e Gestor ambiental Jorge se colocou à disposição para participar da recuperação de outras nascentes dentro do município.
Este projeto foi motivado pela EMATER/RO e a Prefeitura Municipal juntamente com Jorge, participaram ativamente da recuperação tendo um ótimo resultado.