Publicada em 06/09/2022 às 10h33
O prefeito Ronildo Macedo entregou na tarde desta segunda-feira, 05 de setembro, as instalações onde funcionará o pronto-socorro do Hospital Regional de Vilhena. O prédio estava passando por uma revitalização, e agora, com a conclusão dos serviços, foi reinaugurado.
O evento aconteceu na própria unidade de saúde com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Samir Ali, dos vereadores Sargento Damassa, Zeca da Discolândia, Zezinho da Diságua, Vivian Repessold, Nica Cabo João, Pedrinho Sanches, do secretário municipal de Saúde, Kim Mansur, da diretora geral do HRV, Sandramar Lemes, do Diretor Técnico do HRV, Celso Eduardo, do Diretor Clínico, André Luiz, e da Gerente de Enfermagem, Priscila Ferreira.
Durante a cerimônia, Ronildo Macedo destacou a seriedade com que a Saúde vem sendo tratada durante a sua gestão e agradeceu a equipe pelo grande esforço desempenhado para que a unidade fosse entregue à população o mais rápido possível.
A obra do Hospital Regional Adamastor Teixeira de Oliveira incluiu a reforma do Centro Acadêmico, reforma elétrica, revitalização estrutural, renovação da ala masculina e do complexo do pronto-socorro, sendo investidos R$ 2,3 milhões através de emenda parlamentar dos então senador e deputada federal Valdir e Marinha Raupp. A Secretaria Municipal de Obras (Semosp) também realizou a implantação do novo sistema de LED no estacionamento da unidade, bem como serviços de limpeza de canteiros e do estacionamento, retirada de entulhos, poda de árvores, roçagem de gramas, pintura de paredes e meios-fios.
O secretário de Saúde, Kim Mansur, explicou que com a mudança, o HRV funcionará de portas fechadas, com o foco em ocorrências mais graves, como casos de baleados, esfaqueados e acidentados. Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ficará com a triagem e os casos mais leves. Quanto aos pacientes de cidades vizinhas, eles deverão passar por uma consulta prévia com médico antes de ser encaminhado ao Hospital Regional de Vilhena.
Na oportunidade, Macedo também lembrou sobre o mutirão de cirurgias eletivas que acontecerão no município de Vilhena. De acordo com o mandatário, os procedimentos, que são programados por não serem considerados de urgência, serão realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), no Hospital Regional de Vilhena.
Ao todo, mais de 3 mil procedimentos estão previsto para serem executados, sendo eles de: colecistectomia, amigdalectomia, hemorroidectomia, esplenectomia, hernioplastia epigastrica, hernioplastia incisional, hernioplastia inguinal (bilateral), hernioplastia inguinal (unilateral), hernioplastia umbilical, reparação de outras hernias, tratamento cirurgico de ureterocele, prostatectomia suprapúbica, vasectomia, postectomia, histerectomia total, laqueadura tubária, ooforectomia/ooforoplastia, orquidopexia unilateral, orquiectomia unilateral e gastrostomia.