Publicada em 13/09/2022 às 12h44
O Projeto “Meu Irmãozinho”, criado pelo município de Cacoal por determinação do prefeito Adailton Fúria, já beneficiou centenas de famílias desde a sua implantação, com a distribuição de 4 mil kits de alimentos.
Uma das tantas famílias beneficiadas foi a de Lucineia Silva. Ela conta que esse projeto foi a melhor coisa que aconteceu em sua vida nos últimos anos. Com quatro filhos, três estudando e outro em casa, Lucineia explica que tem dificuldades em alimentar a todos, pois está sem trabalho e tem dificuldades até para comprar o pão para o café da manhã deles.
“Esse Kit chegou em uma hora muito boa. As crianças sempre pedem por pão e esse kit chegou na hora certa”, afirma a moradora, que informou que inclusive o filho menor que não estuda já está tomando o leite que veio no kit.
ORIGEM DO PROJETO
Pensando na situação das crianças que não dispunham dos mesmos alimentos que tinham seus irmãos nas escolas, o prefeito Adailton Fúrua elaborou com a equipe da prefeitura o Projeto Meu Irmãozinho.
A Secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho, Marilande Alves, é quem coordena a distribuição dos kits. Ela conta que muitas famílias tem a mesma reação de alegria da Lucineia ao receber os kits.
“Temos nos deparado com muitas mães que dizem que os kits chegam na hora certa e demonstram sua gratidão por terem sido agraciadas. A gente sabe o quanto a alimentação escolar tem sido um fator importante na alimentação das crianças que estudam e isso nos colocava diante de um dilema. Se os filhos de famílias carentes só tinham a alimentação escolar como fonte principal de proteína e nutrição, os irmãos que não estudavam estavam em grande desvantagem em sua condição alimentar e algo precisava ser feito.
O projeto pensado pelo prefeito Adailton Fúria abriu as portas para que crianças que ainda não estudam também possam se beneficiar com a distribuição de kits que tem os mesmos alimentos que também são distribuídos nas cantinas das escolas da rede municipal.