Publicada em 02/09/2022 às 15h48
O período de estiagem potencializa o risco de queimadas em áreas urbana e rural. Diante disso, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental - Sedam tem realizado uma série de ações no interior de Rondônia, para orientar os produtores sobre a prevenção a queimadas rurais.
Neste ano, as atividades presenciais da Coordenadoria de Educação Ambiental - Ceam estão sendo realizadas de forma presencial. As ações consistem em palestras, blitz orientativa e distribuição de materiais educativos, em todo interior do Estado.
A campanha educativa iniciada no início de 2022, segue alertando acerca dos riscos relacionados às queimadas sem planejamento e dos incêndios nesta época de vegetação mais seca.
O gerente de Educação Ambiental, Leandro de Almeida reforçou que a finalidade das visitas é conscientizar os moradores sobre os danos causados pelas queimadas, como por exemplo, prejuízos para a fauna e flora, comprometer a qualidade do ar e provocar problemas respiratórios à população. “As atividades visam conscientizar a comunidade escolar, como também os moradores da região, com práticas sustentáveis em prol do meio ambiente.”, detalhou o gerente.
Leandro de Almeida pontuou que as visitas foram realizadas em diversos bairros, principalmente, nos que têm registros de focos de queimadas. “O objetivo é tirar as dúvidas dos moradores e levar informações para que eles saibam como se prevenir diante de alguma queima, e em caso de incêndios, como devem proceder”..