Publicada em 28/09/2022 às 10h05
A solenidade de apresentação do fertilizante/condicionador de solo à base de ácido húmico para pequenos produtores rurais aconteceu, na sexta-feira (23), no Clube da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O evento foi realizado pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri).
O Prefeito Isaú Fonseca afirmou que o objetivo da apresentação foi de incentivar o desenvolvimento e fortalecer a agricultura familiar no município e na região. Ele ainda destacou que os produtores podem solicitar a doação dos fertilizantes na Semagri.
“Esta é uma forma singela, ainda, de dizer muito obrigado aos produtores. Esse fertilizante vai de encontro à necessidade de quem planta. Sei que virão mais demandas e estaremos preparados para continuar estendendo as mãos para os nossos produtores”, comentou.
O secretário da Semagri, Jessé Mendonça Bitencourt, disse que, brevemente, serão entregues aproximadamente 25 quilos de fertilizantes por propriedade. “A nossa meta é atender cerca de 400 pequenos produtores rurais com fertilizantes, que ajudam a melhorar a produção do plantio e conservar os alimentos por mais tempo”, informou.
A engenheira agrônoma e extensionista rural da Emater, Edilene Maria da Silva, responsável pela aprovação técnica do produto, ministrou palestra explicando sobre condicionadores de solo e as vantagens do fertilizante.
“Ele melhora a vida do solo, descompacta o solo, melhora o enraizamento da planta, faz com que o solo retenha mais água, deixa a planta mais vigorosa, entre outros benefícios”, garantiu Edilene.
O presidente da Maxtec (empresa fabricante), Celso Akito, e o representante, Mário Júnior, deram explicações sobre o fertilizante. Eles disseram que os produtores terão suporte técnico sobre a dosagem correta e o modo de usar. “Este produto tem se mostrado eficiente na melhoria da produtividade e da qualidade”, comentaram.
O gerente regional da Emater, João Vilmar Rabel, parabenizou a Semagri pela ação e política pública voltadas para o setor produtivo. “A ação mostra o comprometimento da Semagri com o produtor”, salientou.
O produtor interessado em receber o fertilizante deve preencher cadastro na Semagri, apresentando documentos pessoais e da propriedade rural. “Os agricultores que fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos [PAA] não precisarão fazer o cadastro. Só terão que comunicar à Semagri o interesse”, explicou a coordenadora administrativa, Érica Paris.
O transporte dos fertilizantes até as propriedades é gratuito e será realizado pela secretaria. “A entrega será feita de acordo com a ordem de pedidos recebidos na Semagri”, acrescentou Jessé Bitencourt. O evento foi organizado com o apoio da Emater.