Publicada em 01/09/2022 às 16h24
A solenidade de hasteamento da Bandeira Nacional e de todos os Estados da Federação, no pátio do Palácio Rio Madeira em Porto Velho, marcou oficialmente a abertura da Semana da Pátria em Rondônia, e contou com a presença de autoridades, servidores públicos e estudantes das escolas Duque de Caxias e Carmela Dutra. A formatura também tem como objetivo comemorar o Bicentenário da Independência do Brasil, com o tema “Soberania é liberdade”.
O secretário-chefe da Casa Militar - CM, coronel PM Valdemir Carlos de Góes, representando o governador Marcos Rocha, fez o hasteamento do pavilhão nacional. O secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, coronel PM, José Hélio Cysneiros Pachá hasteou a bandeira de Rondônia e o superintendente de Gestão de Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), coronel PM Carlos Lopes Silva, realizou o hasteamento da bandeira do município de Porto Velho.
Já nos pavilhões dos estados da federação estavam servidores da Secretaria Estadual de Educação - Seduc. “Esta foi uma justa homenagem a esses servidores que tiveram uma árdua missão de retomada das atividades de ensino no Estado, após longa e sacrificante jornada de ensino a distância. Destacamos a dedicação e o empenho de todos os servidores em resgatar os alunos de volta à sala de aula, são os nossos heróis do ensino”, destacou o coronel Góes.
BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA
Em 2022, o Brasil comemora 200 anos de independência e a data de 7 de setembro de 1822 registra o importante fato histórico que mudou o destino da Nação. Foi com o “grito”, às margens do rio Ipiranga, que Dom Pedro I exigiu a mudança da condição de colônia para uma Nação livre e soberana com o Brasil independente de Portugal. “Celebrar a Semana da Pátria é manter o exercício efetivo da cidadania, independência e soberania nacional previstas na Constituição. Precisamos respeitar os valores éticos e morais, rever conceitos, ter consciência, seriedade, tolerância e compromisso nacional para que as pessoas que aqui vivem continuem sendo livres, independentes e felizes”, reforçou o coronel Góes.
Logo após o hasteamento das bandeiras, o atleta Paulo Vinicius Oliveira da Silva, o primeiro de Rondônia a integrar a seleção brasileira de taekwondo, ao som da música Carruagem de Fogo, acendeu a pira que representa o fogo simbólico da Pátria no Estado de Rondônia. “Precisamos continuar a promover a paz, a harmonia, o diálogo, a justiça, a igualdade e a fraternidade, pois, esse é o nosso dever maior como cidadãos do Brasil”, salientou o atleta.