Publicada em 05/09/2022 às 10h46
A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Cacoal (SEMICT) reuniu membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Cacoal (Comdec) para deliberar sobre as Câmaras Técnicas, entidades que discutem propostas de melhorias no âmbito socioeconômico e permitem ao município elaborar projetos de desburocratização de processos, visando atrair empreendedores interessados em investir no município.
De acordo o secretário Elizeu Dias (SEMICT), foram criadas até o momento várias Câmaras Técnicas, dentre elas a de Desenvolvimento Urbano, de Gestão em Tecnologia e Planejamento, etc, as quais se reunirão internamente e depois levarão suas propostas às reuniões do COMDEC, órgão que substitui o antigo Codic – Conselho de Desenvolvimento Industrial-, e que foi criado através da Lei Municipal de nº 4.937/2021.
“A criação do Comdec tem como objetivo ampliar o escopo das entidades representativas do município nas tomadas de decisões, enquanto o Codic era uma entidade mais restritas à indústria. A nova lei, permitiu a inclusão de outros atores importantes do desenvolvimento socioeconômico do município”, afirma o secretário Elizeu Dias.
De acordo com o secretário, o prefeito Adailton Fúria tem buscado ações que favoreçam o empreendedorismo no município, visando sobretudo a valorização da iniciativa privada e a geração de empregos e renda das famílias cacoalenses.
“Apesar da pandemia que afetou a humanidade, Cacoal conseguiu manter-se de pé, com estabilidade no emprego, graças a uma política equilibrada de enfrentamento à covid, permitindo ao comércio manter suas atividades, desde que em consonância com as normas de prevenção e cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias”, concluiu.