Publicada em 08/09/2022 às 10h02
Será realizada, no próximo dia 20 de setembro, uma audiência pública para esclarecer sobre o processo licitatório destinado à construção de sete fóruns digitais no Estado. O processo licitatório está previsto para novembro. Os fóruns serão construídos com metodologia inovadora Light Steel Frame nos municípios de Alto Paraíso, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Chupinguaia, Cujubim, Itapuã do Oeste e Monte Negro.
Durante a audiência que será transmitida no canal do TJ Rondônia no YouTube, responsáveis pelo projeto irão explicar as especificações a serem atendidas. “Com isso, empresas interessadas em participar da concorrência pública poderão se preparar, tirando dúvidas sobre o projeto”, explicou a secretária administrativa do TJRO, Elaine Piacentini.
Os sete fóruns serão construídos de forma simultânea. A tecnologia definida pela administração do Poder Judiciário para a construção, o Light Steel Frame, que significa estrutura de aço leve, tem vantagens de economia de 30% nos custos com a fundação da obra, mão de obra e rapidez na construção. Outro diferencial é a sustentabilidade, tendo em vista o uso mínimo de água e cimento e geração de poucos resíduos e material reciclável.
Fórum Digital
No Fórum Digital, o Poder Judiciário de Rondônia oferta os serviços da Justiça Rápida, informações de processo, início de processos nos Juizados Especiais, conciliações, audiências digitais e emissão de certidões. A Justiça Eleitoral disponibiliza a emissão de segunda via de Título de Eleitor, guia de multa, certidões negativas; assim como verificação da situação eleitoral, local de votação e requerimentos de justificativas. O Ministério Público Estadual oferta serviços da Ouvidoria, atendimento virtual, consulta processual, Memorial Virtual do MP, dentre outras informações. Os MPs Federal e do Trabalho realizam a coleta de denúncias, protocolo e peticionamento eletrônicos, consultas e ouvidorias.