Publicada em 26/09/2022 às 09h58
As unidades básicas de saúde (UBSs) estão recebendo palestras da Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e de incentivo à vida, realizada pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasf). O cronograma também conta com atividades em escolas municipais e estaduais.
Nesta sexta-feira (23), a palestra foi realizada na UBS 2 de Abril, ministrada por Cleunice de Souza e Silva, psicóloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). Durante a semana, a ação foi realizada nas unidades São Francisco, Juscelino Cardoso (Exposição) e L1 Maringá, e também nas UBSs nos distritos de Nova Colina e Nova Londrina e na Escola Estadual 31 de Março e no Projeto Social Lar Feliz.
Em 2022, o tema do Setembro Amarelo foi “A vida é a melhor escolha!” e o público alvo é composto por adolescentes, a partir dos 12 anos, que estão no 8º e 9º ano do ensino fundamental e também no ensino médio.
“Muito mais do que prevenir casos de suicídio, vamos incentivar a vida, mostrando que ela sempre será a melhor escolha. Por isso, vamos realizar palestras e rodas de conversa, com atividades que despertem sentimentos saudáveis e debatem os cuidados com a saúde mental”, explicou Kattyusce Soares Rabelo, coordenadora de Programas Estratégicos do DAB.
Na próxima semana, o cronograma prevê palestras nas escolas Professor Irineu Antônio Dresch, na segunda (26); Professor José Francisco, na terça-feira (27); Tupã, em Nova Colina, e Professora Edilce dos Santos, ambas na quarta (28); e Pérola, em Nova Londrina, na quinta-feira (29).
As UBSs Nova Colina (28); Dom Bosco e Primavera (29); e São Bernardo (30), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Roda Moinho (30) e os idosos do grupo “Idade Feliz” do NASF BNH (30) também receberão as palestras, na última semana da Campanha Setembro Amarelo.