Publicada em 20/10/2022 às 14h33
Campanha – Após os resultados de várias pesquisas de opinião pública sobre a sucessão estadual em Rondônia, a equipe do governador Marcos Rocha (UB), parece que “acordou”. Rocha é candidato à reeleição e tem como adversário o senador Marcos Rogério (PL) e, pelo que apresentaram os institutos especializados em sondagem popular nas duas últimas semanas, já aferindo intenção de voto para o segundo turno o clima é de empate absoluto entre os dois concorrentes. O grupo de Rogério vem trabalhando com o máximo de dedicação, as vezes até excessiva como a briga do coordenador de sua campanha, Guilherme Erse, ontem (19) em Porto Velho, desnecessária e inoportuna. Seria mais prudente acionar a polícia.
Campanha II – Esta semana foram exonerados, a pedido, o chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves e a primeira dama, titular da Secretaria de Estado de Ação Social-SEAS, Luana Rocha, para que possam se dedicar à campanha política. E o governador tem que fazer isso mesmo, colocar o seu bloco nas ruas, pois não é somente com releases e vídeos nas redes sociais, que se consegue convencer o eleitorado. Os meios de comunicação virtuais são importantes nos dias de hoje, onde a tecnologia é fundamental, mas é imperioso reunir as lideranças regionais em cidades de densidade eleitoral como Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena e Rolim de Moura e colocar o pé na estrada. Ainda é o melhor caminho. Inclusive em Porto Velho, maior colégio eleitoral do Estado, com mais de 330 mil eleitores.
Campanha III – Rocha também não pode abrir mão, por exemplo, de o apoio do prefeito da capital, Hildon Chaves (PSDB), que desde o primeiro turno abraçou a candidatura à reeleição do governador. Inclusive da primeira dama, Yeda Chaves (UB), a segunda deputada estadual mais bem votada do Estado, com 24.667 votos, que tem enorme penetração em todas as camadas da população de Porto Velho, que ficou evidente nas eleições do último dia 2. Numa reta final de campanha é necessário utilizar todas as ferramentas necessárias e Rocha, tem muitas, como a maioria no legislativo estadual, na Câmara Federal e junto a prefeitos e vereadores. Quem somar um voto na frente no próximo dia 30 governará o Estado a partir de janeiro do próximo ano. A hora é agora e mais do que nunca é necessário colocar o pé na estrada. Como está fazendo seu adversário, Marcos Rogério.
Equilíbrio – Com menos de duas semanas para as eleições o assunto principal do noticiário é a disputa pela sucessão estadual. Pelo que ficou demonstrado nas pesquisas disponibilizadas ao público há um equilíbrio entre Rocha e Rogério e, caso não ocorra o fenômeno mais conhecido como “rebanho”, quando a maior parte do eleitorado resolve tomar um rumo, principalmente quando as eleições são polarizadas a divisão permanecerá até o dia das eleições. Como nota-se enorme movimentação entre as equipes e cabos eleitorais dos dois candidatos, a expectativa é que, nos próximos dias teremos mobilização intensa na busca dos votos. A campanha em nível de governo de Rondônia está relativamente tranquila, tomando forças, inclusive nas redes sociais, bem diferente da nacional, entre Lula e Bolsonaro.
Cidadania – Na sexta-feira (21) a Escola do Legislativo (EL), que é mantida pela Assembleia Legislativa (Ale), presidida pelo deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes) inicia um projeto da maior importância, que é ensinar princípios constitucionais a crianças. Mais de setenta alunos da Escola Pequeno Príncipe, que fica em frente à sede da EL em Porto Velho, na rua Major Amarante, 390, durante cinco semanas, sempre às sextas-feiras, durante 90 minutos estarão aprendendo de forma bem didática, simples, objetiva, brincando até, pontos importantes da nossa Constituição Federal. Parabéns aos deputados representados por Redano, ao diretor geral da escola, Fábio Ribeiro, instrutores e a autora do livro, Madu Macedo, “Constituição em Miúdos”, que trata da Constituição Cidadã”. O projeto poderia ser levado aos vereadores, prefeitos e até deputados, lógico que com outro nível de aula, como previsto no livro, para que todo cidadão tenha plenos conhecimentos constitucionais dos seus direitos, mas também dos deveres, desde criança, pontos que muitos adultos não sabem.
Respigo
Como era de se esperar as agressões nas redes sociais entre simpatizantes de Lula e Bolsonaro intensificam e a linguagem a cada dia mais chula. Apesar de vivermos numa democracia, tudo tem limites +++ Também é lamentável o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) censurando a imprensa, redes sociais e manifestações públicas. Se estamos numa democracia existem as Leis, para enquadrar quem não as cumprem +++ Interferir, vetar, censurar não é o caminho correto. Todo cidadão é responsável pelos seus atos e, quem age fora da lei tem que ser punido, mas não censurado +++ Como as eleições em segundo turno estão próximas (dez dias) é importante destacar que em Rondônia o horário de votação é diferenciado de Brasília. Os locais de votação serão abertos às 7h e fechados às 16h +++ Em Vilhena, além das eleições a presidente da República e governador teremos eleição suplementar a prefeito. O eleitor vota primeiro a governador, depois presidente da República e por último no prefeito.