Publicada em 06/10/2022 às 20h04
Nos últimos anos a nossa sociedade passou a tomar consciência da importância do reflexo socioambiental das atitudes humanas. Sendo assim, inúmeras empresas passaram a se preocupar com o modo que seus resíduos eram descartáveis.
Como solução para o descarte de borracha, que causa efeitos negativos, foi desenvolvido um aditivo que é capaz de regenerar a borracha. Veja a seguir como isso é possível:
O que é esse aditivo?
O aditivo é chamado de Ativo Regenerativo e é uma substância inovadora e tecnológica que quando adicionado aos restos de borracha como aparos, refugos e até mesmo pó de pneu é capaz de reciclar a borracha e encontrar um novo uso para ela dentro da indústria.
Como funciona o aditivo regenerativo?
Ele age no polímero de dentro para fora, reestruturando a molécula. Dessa forma é possível melhorar as propriedades mecânicas do material, por exemplo, promovendo mais resistência e tirando odores desagradáveis.
Com isso, a borracha ganha maior valor agregado, resultando em um material reciclado com mais proficiência quando volta como produto de confecção na indústria, do que o material virgem.
Além disso, a aplicação do aditivo regenerativo pode ser realizada tanto em borrachas sintéticas, como nas naturais. Desse modo, é possível reciclar diferentes tipos de borrachas que seriam descartadas e encontrar um novo fim para elas.
Benefícios da borracha regenerada
A borracha regenerada, pode contribuir para a sua empresa se alinhar com objetivos sustentáveis de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa); tornar seu produto um recurso cíclico, participando da Economia Circular; diminuir a quantidade de resíduo de borracha produzida, e dessa forma, diminuir os impactos negativos causados pela indústria.
Além disso, você estará ajudando a ONU a cumprir seu objetivo de melhorar as práticas socioambientais e cooperativas até 2030, cumprindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Isso porque a aplicação de aditivos químicos na indústria, como o aditivo regenerativo em borrachas, como também aditivo compatibilizante em plástico, contribuirá com os objetivos de: Indústria, Inovação e Infraestrutura (9) e Consumo e Produção Responsável (12).