Publicada em 06/10/2022 às 19h23
Desde a pré-história as pessoas buscam mecanizar os serviços, o que acabou gerando a invenção da roda, dos moinhos movidos por vento e por aí vai. Depois da chegada das indústrias, foi a vez do homem criar elementos que facilitam os processos de produção e é aí que surgiram os excelentes controles remotos industriais.
Os controles remotos industriais são dispositivos tecnológicos capazes tornar as operações com máquinas mais seguras, práticas e eficientes. Caso a sua empresa trabalhe com atividades que exigem a movimentação de cargas e ações perigosas, a presença desse equipamento é essencial. Principalmente pela segurança que proporciona.
Acompanhe a leitura e saiba mais:
A automação industrial
A automação industrial começou a ganhar destaque na segunda metade do século XVIII, na Inglaterra. Foi nessa época que os sistemas de produção artesanais e agrários viraram industriais, sendo criados os primeiros equipamentos simples e semiautomáticos. Porém, somente no início do século XX que os sistemas se automatizaram por completo.
Bom, já era necessário o aumento na produtividade e, claro, da produção. Uma demanda do mercado que passou a exigir uma quantidade maior de produtos e qualidade. Isso forçou a construção das máquinas e ferramentas tecnológicas. Além dos controles remotos industriais para monovias e outros setores, veio o conversor de frequência.
Funcionamento dos controles remotos industriais
Existem diferentes modelos de controles remotos industriais no mercado, e cada um serve para uma atividade específica. Por exemplo, os chamados de joystick, sem fio ou botoeira, todos têm o objetivo de otimizar os processos na indústria. O aparelho é formado por botões que gerenciam o movimento de uma operação.
Podemos ter como exemplo os controles remotos industriais para pórticos rolantes. Com ele, o operador pode observar a carga e seu caminho de locomoção em pontos variados, evitando acidentes. Mas, também, têm os controles remotos para caminhão guindaste, talhas, gruas, áreas classificadas, guinchos, entre outros.
A segurança proporcionada pelo controle
Um controle remoto proporciona segurança e conveniência e é utilizado para controlar máquinas e equipamentos, como dissemos. Um de seus maiores benefícios é que você não tem que andar de um lado para o outro para manusear algo. Então, permite ao operador situar-se justamente onde ele necessita estar.
Com rádio controle remoto industrial, o operador tem total liberdade de movimento, ainda com a tranquilidade de que o botão de parada está sempre ao seu alcance. Ou seja, contribui bastante para limitar os riscos do local de trabalho.