Publicada em 25/10/2022 às 13h37
O objetivo do Outubro Rosa é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
Dados do Instituto Nacional de Câncer, INCA, apontam que para 2022 a expectativa é que ocorram 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil.
Para a deputada Silvia Cristina (PL-RO), o Outubro Rosa serve para alertar as pessoas sobre a importância da prevenção, com a realização de exames no início da doença, quando é mais fácil o tratamento e melhores as chances de cura.
Silvia Cristina, que é relatora da Comissão Especial de Combate ao Câncer da Câmara, informou que a comissão vai apresentar o Plano Nacional de Combate ao Câncer no Brasil e um dos objetivos do plano é justamente melhorar o sistema de prevenção e tratamento ao câncer de mama longe dos grandes centros urbanos.
“Vai ser um momento importante onde nós vamos trazer novas ideias e vamos cobrar ações efetivas do executivo para que de fato nós possamos avançar em todas essas questões, mas especialmente na prevenção do câncer que a gente sabe que é dessa maneira que nós vamos avançar no Brasil e no mundo”.
Em 2021, apenas 17% das mulheres entre 50 e 69 anos fizeram o exame preventivo do câncer de mama, o que representa dois milhões de mulheres, número inferior aos 23% registrados em 2019.