Publicada em 08/10/2022 às 08h30
O deputado federal Lucas Follador (PSC), encerrou o mandato parlamentar nesta sexta-feira, 07, com a retorno da deputada Mariana Carvalho (Rep) ao cargo, após afastamento por período determinado de 120 dias.
Lucas Follador esteve durante toda a semana em Brasília, onde percorreu Ministérios e participou de reuniões de comissões e de votações em plenário, com a mesma dinâmica de atuação que manteve no decorrer do mandato.
Com 120 dias de mandato, Lucas Follador, conseguiu desenvolver na Câmara Federal ações que irão marcar positivamente todo seu trajeto político, um grande diferencial para a região do Vale do Jamari que estava a quase vinte anos sem um representante no parlamento.
Como vice-líder do PSC na câmara, Lucas conseguiu ter voz e espaço para representar o estado, discutindo e participando de importantes votações e comissões parlamentares, abrindo assim caminhos para uma maior representatividade política do estado junto ao partido no âmbito federal. Atualmente o PSC é um dos partidos mais atuantes da base de direita, aliados ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
Neste período de mandato, Lucas buscou e obteve muitas melhorias para Rondônia, especialmente no Ministério da Saúde, na Previdência Social e no DNIT. Entre as atuações no setor econômico e de auxílio ao agronegócio, intermediou reunião entre os pecuaristas, frigoríficos e os Ministérios para ajudar na ampliação do comércio de exportação da carne.
Já nas primeiros dias de mandato, Lucas Follador destacou-se ao tornar-se membro da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; Membro da Comissão de Finanças e Tributação e da Comissão Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
Em todas estas importantes Comissões em que teve a oportunidade de participar, atuou diretamente levando discussões que realmente tinham como objetivo ajudar na ampliação de ações públicas para cada setor.
Lucas foi autor da PL 2023/2022, que visa garantir a isenção de impostos federais para produtos de uso veterinário para controle de zoonoses e da PL 251/2022, que concede desconto de IPI para mototaxistas e motoboys na aquisição de motocicletas para fins de trabalho – alteração na Lei 8.989, de 24 de fevereiro de 1995.
Neste período o parlamentar foi ainda designado relator de três importantes Projetos de Lei, sendo a PL 2063/2022, 1847/2022 e 7878/2017.
Lucas também votou para a aprovação de Emendas na LDO, que garantem recursos à Extensão Rural, à Causa Animal e à Educação Infantil.
O parlamentar votou ainda a favor da PL 18/2022, que fixa o teto de 17% para o ICMS sobre os combustíveis; à favor da PL 11/2022, que garante o piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiras; a favor da PL 15/2022, que garante ajuda financeira aos brasileiros no combate à fome e a carestia; e ainda, a favor da PL 6579/2022 que extingue saídas temporárias de presos dos estabelecimentos prisionais.
Em 120 dias, Lucas Follador mostrou competência com relação a articulação e preparo político para o cargo.