Publicada em 06/10/2022 às 19h13
Bom, provavelmente você que chegou até aqui já deve ter ouvido falar sobre inversor ou conversor de frequência, certo? Caso queira saber mais sobre este equipamento elétrico, abundantemente utilizado no setor da automação industrial, acompanhe a leitura!
Conversor de frequência: seu papel nas empresas
Antes de falar sobre o inversor, é preciso compreender onde ele se encaixa. Aí, sim, faz sentido sua utilidade no dia a dia das empresas. Os inversores de frequência são usados para partidas de motores elétricos do tipo indireta. A partida indireta entra em ação quando há necessidade de reduzir a tensão no momento em que um motor é ligado. Afinal, motores acima de 10 cv de potência, elevam os picos de corrente elétrica.
Além de suavizar as partidas elétricas dos motores, esses equipamentos servem para controlar as rotações do motor, quando é preciso ajustar os valores de velocidade em relação à carga trabalhada e ao seu torque.
O funcionamento ocorre, basicamente, através da conversão da tensão alternada da rede em corrente contínua e posteriormente modulada para corrente alternada novamente. Assim, a frequência do motor é controlada e pode ser ajustada conforme a demanda de cada trabalho.
Utilidade para a automação industrial
O setor de automação industrial exige uma capacidade de controle quando se trabalha com cargas exatas, pois contribui para melhor economia de energia e vida útil dos motores. O conversor de frequência, nesse contexto, acaba sendo usado quando se quer ter eficiência energética.
Eles são comumente parametrizados através do display ou IHM’s, por exemplo, podendo realizar ajustes, visualizar falhas e muito mais. Antes de escolher um inversor, deve-se pensar primeiramente no motor e entender sua velocidade final em relação nominal.
Instalação dos Inversores de Frequência
Para a boa instalação do inversor de frequência Danfoss, deve-se considerar a diminuição dos ruídos da rede, deixando contadores afastados, visto que o campo eletromagnético causa ruídos. Banco de capacitores no projeto elétrico do local ajuda a evitar harmônicas causadas na rede, diminuindo possíveis interferências de ruídos.
Outro aspecto importante é o aterramento dos inversores e toda a instalação, painel e partes de metal. Seguir as normas de IEC 536 é crucial. Caso o inversor acione mais de um motor, é preciso de um relé para cada motor com ajuste de corrente nominal em 10%. Um sistema de ventilação para não haver aquecimento também é bem-vindo.
Entre outros equipamentos importantes quando falamos de automação industrial estão os controles remotos industriais e os controles remotos para monovias.